Mundo  

Vulcão maior ameaça entrar em atividade na Islândia

Fonte opiniaoenoticia.com.br

Cientistas preveem que tremores do Eyjafjallajökull podem desencadear a erupção do Katla, vulcão maior e sem atividade desde 1918. De acordo com estudos, a erupção do Katla seria 10 vezes mais forte e lançaria muito mais poeira no ar que o seu vizinho menor.

Os dois vulcões estão lado a lado no Sul da Islândia, a cerca de 19 quilômetros de distância um do outro, e ligados por uma rede de canais de magma. O vulcão Katla, no entanto, está enterrado sob o gelo com 500 metros de espessura – a geleira de Mýrdalsjökull, uma das maiores da Islândia. Isso significa que ele tem duas vezes mais a quantidade de gelo que a atual erupção queimou, o que ameaça uma nova paralisação da aviação que, eventualmente, atingiria toda a Europa.

De acordo com Pall Einarsson, professor de Geofísica no Instituto de Ciências da Terra da Universidade da Islândia, uma erupção vulcânica pode provocar outra, e nas três últimas vezes em que o Eyjafjallajökull, o Katla também entrou. E ele em média costuma entrar em atividade a cada oitenta anos, de modo que já está um pouco atrasado.Os cientistas que o monitoram com sensores sísmicos estão de sobreaviso.

Deixe um comentário