Volvo lança sistema que detecta ciclistas e freia automóvel

A Volvo lançará no próximo domingo, 17, o que considera o primeiro sistema do mundo de detecção de ciclistas. O sistema é capaz de freiar o carro quando perceber manobras arriscadas e estará disponível nos modelos V40, S60, V60, XC60, V70, XC70 e S80 models a partir de maio.

Batizado de Detecção de Ciclista e de Pedestre, o sistema possui frenagem automática total e funciona através de um radar instalado na grade frontal do veículo e uma câmera acoplada na parte da frente do retrovisor. Ambos são ligados a um controle central. O radar detecta o objeto e calcula a distância entre ele e o automóvel, enquanto a câmera determina de que tipo de objeto se trata.  Diante da iminência de colisão, o sistema dispara um alerta e freia totalmente o veículo.

No ano passado, a marca já havia lançado um sistema de detecção de pedestres e o primeiro carro com airbags para ciclistas, o Volvo V40, que chegou a ser exposto no salão de São Paulo. Todos os carros que já possuem o sistema de alerta para pedestres poderão completá-lo com o de ciclistas.

Segundo dados divulgados pela Volvo, quase metade dos ciclistas mortos em acidentes na Europa colidiram com carros. Veja abaixo o video que mostra como funciona o sistema.

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Deixe um comentário