Brasil  

Violência e acidentes matam mais que câncer em 15 Estados

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Agentes externos provocam 12,5% das mortes no país. Doenças circulatórias são as maiores causas de mortalidade.

Causas externas, como violência urbana e acidentes de trânsito, representam a segunda maior causa de morte entre a população masculina brasileira, revelou uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 17,  pelo IBGE.  Segundo o levantamento, estas causas respondem por 12,5% das mortes no país, superando o câncer em 15 estados – entre eles Bahia, Espírito Santo e Goiás.

As causas externas atingem principalmente jovens entre 15 e 29 anos. Entre as mulheres, os acidentes de veículo são os maiores causadores de óbitos, enquanto agressões (como homicídio) formam o grupo mais letal entre a população masculina.

Doenças circulatórias – como infartos e acidentes cardiovasculares – continuam sendo os maiores causadores de morte no Brasil. Entre as mulheres, as neoplasias (doenças que causam alteração de células, como tumores benignos e câncer) formam a segunda maior causa de mortalidade.

Por outro lado, a Síntese de Indicadores Sociais (banco de dados do Ministério da Saúde) também indicou uma melhora na apuração das causas de morte entre a população, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Também foi constatado um progressivo envelhecimento dos brasileiros – assim como um aumento no número de mortes entre a população acima de 60 anos.  Estes dados evidenciam a necessidade de investimentos em infraestrutura para atender melhor a população idosa do país.

Deixe um comentário