Vice-líder do governo chama deputados de ‘analfabetos’ em plenário

.
camara_pixuleco-300x241O vice-líder do governo, Silvio Costa (PSC-PE), classificou os parlamentares de oposição como “analfabetos” após eles exibirem, no plenário da Câmara, miniaturas do boneco “Pixuleco”, principal símbolo das últimas manifestações de rua contra o governo.

Os “mini-Pixulecos” foram entregues a 12 deputados de oposição e ao senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) pelos ativistas do grupo Revoltados Online, no salão verde da Câmara. Depois, os parlamentares entraram no plenário da Casa com os bonecos para revolta dos deputados da base do governo.

A atitude dos parlamentares da oposição revoltou os congressistas ligados ao governo. Os parlamentares da base fizeram atos de desagravo tanto em favor do ex-presidente Lula, quanto em apoio a presidente Dilma Rousseff. “É muito ruim esse tipo de desrespeito no plenário. O ex-presidente Lula não é acusado, não é investigado, não tem processo contra ele. E esse tipo de manifestação aqui é desrespeitosa a um ex-chefe de Estado. Aliás, tem gente segurando [o boneco] que não tem nenhuma autoridade moral, já que tem problemas com o Supremo”, disse a líder do PCdoB, Jandira Feghali (RJ).

Em seguida, o vice-líder do governo fez um discurso duro contra os deputados da oposição afirmando que “até na guerra a gente tem um limite” e que vários deputados não tinham “moral” para exibir o boneco do ex-presidente vestido de presidiário. “Eu acho que parte desta oposição devia estar na cadeia”, disse Costa. “Se não estivesse na cadeia, no mínimo deveria ser processado pelo Conar [Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária] por propaganda enganosa. A maioria aí tem uma prática política antiga, não republicana e vem aqui com moral para agredir o presidente Lula? A maioria aqui é cheia de processo, cheia de bronca”, complementou.

Costa ainda classificou alguns deputados de oposição como “analfabetos” por conta da mobilização pró-impeachment instituída nesta terça-feira (8). Nesta semana, integrantes do DEM, PSDB, PPS, PSC e Solidariedade iniciaram uma campanha em busca de apoio pelo afastamento da presidente. “Eles sabem muito bem que não existe motivo jurídico para pedir o impeachment da presidente Dilma”, disse Costa. “Seus analfabetos! Leiam a Constituição”, emendou. “Se vocês ficarem calados, vai ser melhor para o país. Continuem latindo, porque o nosso governo vai crescer”, finalizou Costa.

Deputados de oposição reagiram aos discursos dos deputados governistas. “Não dá para responder [ao deputado Silvo Costa], porque não há latido no plenário. O latido é dele, da tribuna”, disse o líder do PPS, Rubens Bueno (PR). “Nós não vamos, de forma alguma, entrar neste clima de provocação que a representação da liderança do governo aqui na Câmara dos Deputados tenta promover. A rigor é um governo que tem a pior avaliação da história republicana brasileira”, disse o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE).

 

Do Congresso em Foco

Deixe um comentário