Venda e produção de veículos aumentam em março, mas ainda acumulam queda

.
Marli Moreira – Repórter da Agência Brasil
.
carros_novosAs vendas e a produção de veículos aumentaram na virada de fevereiro para março, mas o desempenho do setor ainda registra quedas no acumulado do trimestre e também em relação há um ano atrás. Em março (que teve cinco dias úteis a mais que fevereiro), a indústria automobilística produziu 253,6 mil unidades, 22,9% acima do registrado no mês anterior. No acumulado de três meses, o número alcança 663,1 mil veículos, 16,2% abaixo do mesmo período de 2014. Na comparação com março do ano passado, houve recuo de 7% na produção automobilística.

Já as vendas internas no atacado cresceram 30,9% em março na comparação com fevereiro, somando 4,8 mil unidades. No trimestre, as vendas caíram 20,3% e, na comparação com o mesmo período do ano passado a queda nas vendas atingiu 12,5%.

No terceiro mês do ano foram licenciados 234,6 mil veículos, o que é 26,2% acima de fevereiro, mas 2,6% abaixo do registrado em março de 2014. Desde janeiro, os licenciamentos de veículos acumulam queda de 17%.

Já as exportações atingiram US$ 910 milhões, resultado 8,2% superior ao verificado em fevereiro. O volume porém é 6,7% menor do que em março de 2014.

Os dados estão sendo divulgados pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan. Ele classificou o resultado de “extremamente ruim”, mas acredita que apesar do grande número de feriados previstos para o segundo trimestre, o desempenho das montadoras tende a ser melhor. O executivo observou que entre os resultados negativos está a produção de caminhões que ficou bem abaixo da média, com recuo de 49,3%.

Deixe um comentário