Veja 8 frases que Margaret Thatcher já disse sobre o Brasil

Fonte: imil.org.br

A ex-primeira-ministra britânica, falecida nesta segunda-feira, 8, esteve no Brasil apenas uma vez, em 1994. E mostrou porque era mesmo a Dama de Ferro.

Leia também: O legado de Margaret Thatcher
Leia também: Morre a ‘Dama de Ferro’ Margaret Thatcher

No Brasil, ela mostrou que fazia jus à fama. Veja abaixo o que ela disse sobre o Brasil durante a sua estadia:

1. “Por que nunca me contaram que existia isso aqui?”, foi o que disse Thatcher antes de aterrissar em São Paulo, ainda impressionada com o skyline da cidade. A história é contada pelo repórter Silio Boccanera, da GloboNews e é, segundo ele, confirmada pelo embaixador britânico no Brasil à época, Peter Heap, que acompanhava Thatcher no avião.

 

2. “Parece-me bem claro que o Brasil não teve ainda um bom governo, capaz de atuar com base em princípios, na defesa da liberdade, sob o império da lei e com uma administração profissional”.


 

3. “O Brasil e o mundo sabem que este país é uma superpotência econômica em potencial”, em apresentação no Hotel Maksoud, em São Paulo, na palestra “Desafios do Século XXI”

 

4. “Defendo um Estado pequeno e forte e o que me parece é que o que vocês têm no Brasil é exatamente o inverso, ou seja, um Estado grande e fraco”, teria respondido na palestra, em tom de irritação, a um empresário que perguntou se o Brasil não precisaria de um Estado maior que o do Reino Unido, dadas as enormes diferenças entre os dois países.

 

5. “Na Grã-Bretanha há 15 anos havia um cinismo em relação ao futuro do nosso país. Nós já começávamos a aceitar nossa decadência. Sentimentos desse tipo não existem no Brasil”, disse na mesma palestra.

 

6. “Mas otimismo também tem seus perigos. Ele pode impedir a adoção de medidas dolorosas. Acho até que muitos preferiam acreditar que a imensidão deste país e seu dinamismo seriam suficientes para se produzir sucesso duradouro”


 

7. “Também estou ciente de que vocês pretendem dar um novo impulso ao seu programa de privatizações. A privatização das indústrias estatais é uma parte essencial na criação da estrutura de uma bem sucedida economia de empresas livres”


8. “O Brasil é o país do futuro, mas para tanto é preciso decidir que o ‘futuro’ é amanhã. E, como bem sabem, isto significa que as decisões difíceis têm que ser tomadas hoje”

Deixe um comentário