Veja 10 anúncios antigos que hoje causariam polêmica

Mulheres que apanham do marido por servir outra marca de café, crianças que substituem refeição por iogurte e dentistas que recomendam cigarros. Hoje em dia se alguma dessas situações fosse veiculada em um anúncio publicitário causaria revolta do público e, provavelmente, seria proibida.

Contudo, nem sempre foi assim. Antigamente, a falta de conscientização e das leis que atualmente protegem o consumidor deram origem a inúmeros anúncios que, assim como os já descritos, causariam espanto ao “público alvo”. Confira abaixo uma lista de dez anúncios antigos que hoje seriam considerados polêmicos.

1) No anúncio, uma mulher apanha do marido após ele descobrir que ela não estava servindo o café anunciado. “Se seu marido descobrir….”, diz o título. Com tanta campanha de combate à violência contra a mulher, dificilmente um anúncio desses seria veiculado nos dias de hoje.

(Reprodução/Divulgação)

2) Hoje as mulheres conquistaram seu lugar no mercado de trabalho, mas antigamente suas únicas atividades eram os cuidados do lar. O anúncio abaixo mostra uma dona de casa feliz com seu espanador, com a seguinte frase: “Quanto mais duro uma esposa trabalha, mais bonita ela fica”.

(Reprodução/Divulgação)

3) Em mais um exemplo de machismo, o anúncio de desinfetante diz que “as mulheres do futuro farão da Lua o lugar mais limpo para se morar”.

(Reprodução/Divulgação)

4) “Mais cedo ou mais tarde, sua mulher vai dirigir”, diz o anúncio da Volkswagen. O argumento do anúncio era de que, caso a mulher batesse o carro, as peças para substituir eram baratas.

(Reprodução/Divulgação)

5) Antigamente o cigarro era socialmente aceito e símbolo de elegância. Hoje, sabendo dos males que o hábito de fumar provoca, todos os comerciais de cigarro foram proibidos. No anúncio abaixo, uma marca de cigarro é recomendada por um dentista.

(Reprodução/Divulgação)

6) Se hoje pessoas normais fumando incomodam, imagina Papai Noel?

(Reprodução/Divulgação)

7) Bebês também foram utilizados em anúncios de cigarro. Neste abaixo a criança diz: “Não! meu pai não fuma nada que não seja um Marlboro!”.

(Reprodução/Divulgação)

8 ) No Brasil, um famoso comercial do Danoninho afirmava que um pote do iogurte equivalia a um bife. Atualmente, propagandas de produtos dirigidos a crianças não devem sugerir que eles substituem as refeições.

(Reprodução/Divulgação)

9) Outro famoso produto brasileiro, o Leite Moça chegou a sugerir que as mães poderiam substituir o leite materno pelo produto.

(Reprodução/Divulgação)

10) O anúncio abaixo utilizou um bebê para mostrar o quanto as lâminas do barbeador eram seguras. Se fosse atual, com certeza utilizaria outra estratégia.

(Reprodução/Divulgação)

 

Deixe um comentário