Mundo  

Túnel mais longo do mundo fica pronto

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Com 57 km de extensão e a 2 mil metros abaixo da terra, nos Alpes Suíços, o túnel mais longo do mundo acabou de ser construído nesta sexta-feira, 15. Destinado ao transporte ferroviário, a passagem do túnel de Gothard vai permitir encurtar a viagem entre Zurique a Milão para apenas duas horas e quarenta minutos. A travessia por baixo dos alpes a 250 km/h deve levar cerca de 20 minutos. 

Túnel suíço
Escavadeira termina perfuração (Fonte:Reuters)

“Aqui, no coração dos Alpes suíços, se tornou realidade um dos maiores projetos de meio ambiente”, declarou o ministro dos Transportes, Moritz Leuenberger.

As obras tiveram início em 1995 e retiraram 13,5 milhões de metros cúbicos de rocha. Oito das 2.500 pessoas mobilizadas morreram devido à construção.

Os trens de passageiros vão circular a uma velocidade de 250 km/h e as composições de carga atingirão 160 km/h, o dobro da velocidade atual. De acordo com o governo suíço, as linhas ferroviárias devem começar a ser operadas a partir de 2017.

Desde 1994 a Suíça adota o que chama a “iniciativa dos Alpes”. Ela prioriza o transporte ferroviário de mercadorias sobre o transporte por rodovias. A partir daí, França, Áustria e Itália realizaram avanços para fomentar o transporte ferroviário com a modernização e a construção de outros túneis.

A partir de 2017, mais de 300 trens poderão circular pelo túnel de Gothard, um volume muito superior ao registrado pelo atual túnel, construído há 128 anos e com apenas 15 km.

Deixe um comentário

Um comentário para “Túnel mais longo do mundo fica pronto”

  1. Ainda vou viajar neste tunel, suiça é suiça meu filho. abraços