Saúde  

Tudo sobre Lipoaspiração e Lipoescultura

Pela: Dra. Shirley de Campos

COMO É FEITA A CIRURGIA?
Após delimitar as áreas que serão aspiradas, é feita uma infiltração de uma solução que reduzirá o sangramento durante a cirurgia. São feitas pequenas incisões de 1 cm na pele por onde passa a cânula de lipoaspiração. A cirurgia dura de duas a três horas.

LIPO DEIXA CICATRIZ?
Pequenas cicatrizes (1cm) em áreas escondidas, que não são notadas.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
O paciente costuma ter alta no dia seguinte. Terá que usar uma cinta modeladora durante 30 dias. No 10º dia pós-operatório, recomenda-se o início das sessões de drenagem linfática. O resultado começa a aparecer com uma semana e se define em três a seis meses.

QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOESCULTURA?
Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente, haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os “quilos” retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada mantenha com o restante do tronco e os membros. A avaliação correta de 3 itens: qualidade da elasticidade da pele, quantidade de gordura e sua localização permitem avaliar o resultado. Há casos, em que o(a) paciente está com o peso acima do normal. Recomendamos um equilíbrio prévio, antes da cirurgia, o que nos leva a aconselhar àqueles(as) que assim se apresentem a prosseguir com um tratamento clínico ou fisioterápico prévio. Existem casos em que retira-se gordura de certas áreas e reinjeta-se esta gordura retirada sob condições assépticas em outras regiões que necessitam aumentar seu volume. Parte dessa gordura poderá se reabsorver. É impossível prever o percentual de permanência dessa gordura; entretanto, são dedicados cuidados especiais no tratamento dessa gordura, a fim de propiciar maior possibilidade de sucesso.

A LIPOESCULTURA DEIXA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?
As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura ou lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis. De toda a maneira, vamos dar uma explicação sobre a evolução de uma cicatriz, seja ela decorrente desta ou de outra cirurgia:

PERÍODO IMEDIATO:
Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.

PERÍODO MEDIATO:
Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.

PERÍODO TARDIO:
Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente e atinge o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo deverá ser feita após este período.

EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
Na resposta anterior foram feitas algumas ponderações sobre a evolução da cicatriz. Resta, ainda, acrescentar algumas observações sobre as áreas tratadas, no que tange à sua consistência, sensibilidade, volume, etc.
Nas primeiras semanas ou mesmo meses, essas áreas, além de estarem sujeitas a períodos de “inchaços”, poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros. Esses geralmente só são perceptíveis à palpação e tendem a desaparecer após o 3º. mes. Com o decorrer dos meses, tendo-se realizado as devidas drenagens linfáticas e os exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 6 a 9 meses do pós-operatório.

A LIPOASPIRAÇÃO CORRIGE AQUELE EXCESSO DE GORDURA SOBRE A REGIÃO DO ESTÓMAGO?
Geralmente sim. Dependendo do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome), poderemos ter um resultado bastante natural . Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura da gordura) que reveste o corpo.

PODEREI TER FILHOS FUTURAMENTE? O RESULTADO NÃO FICARÁ PREJUDICADO?
O resultado poderá ser preservado, desde que na nova gestação seu peso seja controlado por especialista. Se você voltar ao seu peso anterior e sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes da gravidez, as formas obtidas serão mantidas. Devemos salientar, entretanto, que o corpo da mulher sofre variações da forma com o decorrer do tempo, devido à disposição da gordura nas diversas áreas corporais, principalmente no abdome, cadeiras e coxas. A cada 5 ou 10 anos, a disposição da gordura no corpo muda de pessoa para pessoa. Mesmo assim, o excesso retirado sempre lhe proporcionará uma melhor evolução, mesmo que você venha a ganhar certo peso.

O PÓS-OPERATÓRIO DA LIPOASPIRAÇÃO É MUITO DOLOROSO?
Geralmente não. Uma lipoaspiração ou lipoescultura de evolução normal não deve apresentar dor, desde que obedecidas as orientações pós-operatórias. Eventuais incômodos são resolvidos com a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios.

HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?
Raramente a lipoaspiração traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Deve-se preparar cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. Entretanto, é importante levar em conta, que grandes volumes retirados poderão determinar riscos, tanto no ato operatório quanto no pós-operatório. É consenso, na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que o volume total de gordura a ser retirado por sessão, não ultrapasse a 5 a 7% do peso corporal. Seu cirurgião deverá lhe esclarecer detalhadamente sobre o volume ideal para o seu caso.

QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA PARA ESTA OPERAÇÃO?
Anestesia geral, peridural ou local assistida.

QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?
Dependendo da extensão das áreas a serem tratadas, o tempo varia de 1 a 3 horas, podendo ser ultrapassado em alguns casos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico. Esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
Dependendo da extensão da área aspirada e do tipo de anestesia ( local com sedação, peridural , geral ) o período de internação poderá variar de algumas horas até 1 dia.

SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
Sim. Curativos semi-compressivos com cintas especiais, mantidos por um período de 30 a 45 dias, em média.

QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
Do 4º ao 7º dia.

QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?
Geralmente no dia seguinte à cirurgia.

QUAL A EVOLUÇÃO POS-OPERATÓRlA?
Não se esqueça de que até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases são características deste tipo de cirurgia. No item 02, foi esclarecido sobre a evolução cicatricial (até o 18º mês). No item 03 sobre a sensibilidade, consistência, etc. Entretanto, poderá lhe ocorrer alguma preocupação no sentido de “desejar atingir o resultado final antes do tempo previsto”. Seja paciente pois seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos intermediários. É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico que lhe dará os esclarecimentos necessários, para sua tranqüilidade. Em algumas pacientes, ocorre uma certa ansiedade nesta fase, decorrente do aspecto transitório . Isto é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir o resultado final o quanto antes. Lembre-se que nenhum resultado deverá ser considerado como definitivo antes dos 6 aos 9 meses. Condutas complementares em academias, com esteticistas ou mesmo fisioterapeutas, poderão melhorar bastante o resultado final. A modelagem muscular é um fator de grande importância no novo contorno corporal.

Nota: Especialista em Clinica Médica e Nutrologia, a Dra Shirley de Campos, em seu site www.shirleycampos.com.br, oferece importantes dicas sobre medicina em geral.

Deixe um comentário

Um comentário para “Tudo sobre Lipoaspiração e Lipoescultura”

  1. ? Mikaelle Pinheiro disse:

    Olá, Boa noite á todos!
    Me chamo Mikaelle e tenho 19
    ano e estou com 93 kilos.
    Estou querendo muito fazer
    uma lipo,mais estou com medo!
    è seguro?será que devo?