TSE pode liberar candidatos fichas sujas

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Ao analisar casos concretos, o próprio TSE pode avaliar que candidatos que foram barrados não estejam enquadrados na nova lei, diz presidente do órgão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode liberar candidatos ‘fichas sujas’ para participar nestas eleições de outubro, disse o presidente da instituição, Ricardo Lewandowski. Para ele, a decisão dos tribunais regionais de liberar a participação de determinados candidatos não vai contra a posição do TSE.

“No aspecto da constitucionalidade, a Lei da Ficha Limpa não foi contestada na maioria dos TREs. Alguns aspectos é que foram melhor analisados. É possível que o próprio TSE, ao examinar os casos concretos, entenda que alguns candidatos que foram barrados não estejam enquadrados nessa nova lei”, afirmou o presidente do TSE.

Segundo denúncias, tribunais regionais estariam julgando cada caso de uma maneira. O deputado federal Sarney Filho (PV-MA), por exemplo, teve sua candidatura liberada, mas é condenado por abuso de poder econômico. A justificativa seria de que a ficha limpa não valeria para condenações anteriores à publicação da lei.

O presidente informou, no entanto, que o TSE manterá os aspectos constitucionais da norma, como o posicionamento sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa nestas eleições e sobre a validade para condenações anteriores à vigência da lei.

Deixe um comentário

Um comentário para “TSE pode liberar candidatos fichas sujas”

  1. ? Nilo disse:

    Esperar o que destes juizes inseridos nos tribunais por indicações e favores meramente políticos? Evidente que tipo de gente tem dívida de gratidão com quem os enfiou lá para mamarem na nossa teta até completarem 70 anos de idade, com direito a vender sentenças, prevaricar, furtar, não trabalhar, etc., e depois ser condenado à pena máxima de aposentadoria com vencimentos integrais. Dizem eles, com a maior cara de pau, que é a punição é exempar e a “bem” do serviço público; Imaginem se fosse a “mal”?
    Nilo – MG