Tribunal Superior Eleitoral multa Lula pela quinta vez

Da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi multado pela quinta vez por propaganda eleitoral antecipada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em decisão publicada hoje (4), o ministro Henrique Neves aplicou multa de R$ 7.500 por considerar que o presidente fez propaganda irregular em favor da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, durante comemoração do Dia do Trabalho, em São Paulo, no 1º de maio último.

De acordo com o DEM, que representou contra Lula no TSE, o discurso do presidente projetava de forma subliminar a pré- candidatura de Dilma à Presidência. A representação também pedia punição para Dilma Rousseff e para a Central Única dos Trabalhadores (CUT), organizadora do evento. No entanto, o ministro Neves decidiu multar apenas Lula por considerar que a primeira parte do discurso dele caracterizou propaganda eleitoral irregular.

Para Neves, não haviam provas materiais que justificassem aplicação de multa para Dilma. O ministro também na multou a CUT, por entender que a realização do evento ou de uma reunião entre sindicalistas não caracteriza propaganda eleitoral.

Edição: João Carlos Rodrigues

Deixe um comentário

2 comentários para “Tribunal Superior Eleitoral multa Lula pela quinta vez”

  1. ? Ana Neves disse:

    Saco sem fundo (corrigindo a digitacao do comentario anterior)

    Observacao: Nao estao sendo utilizados os acentos graficos e as cedilhas por conta de configuracao do computador onde foi digitado o comentario.

  2. ? Ana Neves disse:

    Isso eh um saco dem sundo!!
    …e que ira perdurar ate quando o Sr. Lula achar que pode utilizar ( a bel prazer) os direitos adquiridos de seu cargo. Quem paga a multa? O Presidente ou o Sr. Luiz Ingnacio da Silva? Quem paga a multa: eu ou voce?
    Nesse ritmo de festa, o Sr. Presidente – que teria q ue ser referencia de uma nacao na qualidade de presidente da mesma – incita a populacao ao desrespeito e desobediencoa aas leis.
    Se o presidente pode fazer, por que nao eu?? Ate quando ele vai, pelo menos, fingir que leva esse pais coom mais respeito e nao fazendo uso deste como o quintal da casa que nem mesmo tem??? (ou tem? e quantas?…)