Saúde  

Tratamento anti-HIV tem resultado positivo em fase preliminar de estudo

.
remediesUma combinação de duas drogas pode ser um novo tratamento contra a Aids. O coquetel é feito com rilpivirina, um composto da Johnson & Johnson, e uma droga experimental da ViiV Healthcare, o cabotegravir. Em estudos preliminares, o coquetel manteve níveis virais mínimos de HIV.

Com a combinação, foi possível reduzir os níveis virais de pacientes com apenas três comprimidos diários a cada quatro ou oito semanas. As duas empresas fizeram um teste clínico de 96 semanas envolvendo 309 pacientes. Segundo o Tech Times, o resultado das primeiras 32 semanas foram encorajadores.

Enquanto a rilpivirina é vendida com o nome Edurant pela unidade Janssen, da Johnson & Johnson, o cabotegravir é similar à dolutegravir, aprovada para tratamento de HIV sob o nome Tivicay, pela GlaxoSmithKline, um dos acionistas da ViiV.

Segundo a Reuters, o diretor científico da Johnson & Johnson, Paul Stoffels, disse que a empresa espera ter a combinação no mercado em 2020. A Johnson & Johnson está codesenvolvendo esta combinação com a ViiV, que foi criada em 2009 e tem a GlaxoSmithKline, a Pfizer e a Shionogi entre seus acionistas.

Além disso, um estudo mais avançado de uma segunda combinação, de rilpivirina com dolutegravir (da ViiV), já começou. As empresas estão planejando desenvolver outras combinações.

 

Fonte: Opinião&Notícia

Deixe um comentário