Saúde  

Tecnologia 3D é usada em cirurgias

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

A tecnologia 3D, que voltou a ser assunto com o lançamento de “Avatar“, recordista de bilheteria nos cinemas, começou a ser usada na medicina. No último dia 10 de junho, Iain Jourdan, cirurgião do Royal Surrey County Hospital, em Guildford, na Inglaterra, realizou a primeira cirurgia laparoscópica com auxílio de imagens tridimensionais.

A cirurgia, uma remoção de vesícula biliar, é tradicionalmente realizada através do uma inserção no umbigo do paciente na qual uma pequena câmera é inserida. Guiado pelo vídeo, o cirurgião usa instrumentos longos para separar a vesícula e retirá-la pela incisão. Até então, essas imagens eram transmitidas em duas dimensões.

Tentativas anteriores de elaborar um aparato 3D para ser usado na medicina falharam. O protótipo de um capacete estereoscópico deixou os cirurgiões enjoados após poucos minutos de uso. O novo sistema, criado pela Solid-Look, uma empresa de Nova Iorque, aposta na tecnologia utilizada pela indústria do entretenimento: óculos 3D e uma tela especialmente modificada.

Durante a cirurgia, a câmera envia dois sinais de vídeo, captados de ângulos diferentes. Esses sinais são polarizados em direções opostas e as imagens são filtradas pelas lentes dos óculos. O cérebro as reúne então, criando a impressão de profundidade. A visão em 3D permite cortes e suturas mais precisos. A cirurgia de remoção de vesícula comandada pelo Dr. Jourdan durou 30 minutos, menos do que a média de tempo gasto nesse tipo de procedimento.

Deixe um comentário