Saúde  

Saiba como se prevenir do câncer de pele

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Geralmente o câncer de pele surge em áreas expostas tais como dorso e face, e as pessoas acima de 40 anos são as mais atingidas

O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil, podendo chegar a 25% de todas as neoplasias diagnosticadas. Este tipo de câncer está entre os principais danos causados à pele pela exposição aos raios UV. Outros casos comuns são o surgimento de manchas ou sinais, que representam cerca de 19% e o envelhecimento precoce com cerca de 14%.

O câncer é um tumor formado por células que crescem de maneira desordenada, associado a fatores de risco, principalmente a exposição solar prolongada. O surgimento de lesões assimétricas, com contornos irregulares, mais de uma cor e dimensão superior a 6 milímetros devem ser examinadas por um médico dermatologista.

“Geralmente, o câncer de pele surge em áreas expostas tais como dorso e face. Os indivíduos mais comumente atingidos têm idade acima de 40 anos, pele clara, não têm o costume de se bronzear e a pele fica avermelhada após exposição solar. É muito raro em negros, podendo aparecer em palmas da mão e planta dos pés, e em crianças”, explica Dra. Isabela Baraúna do MedImagem Medicina Diagnóstica / Dasa.

Existem três tipos principais de câncer de pele, o Basocelular, que é o mais frequente, porém o menos maligno de todos, aparecendo em cerca de 70% dos casos, o Espinoceluar, que são lesões maiores e de crescimento mais rápido e a Melanoma, que é o mais maligno, com acometimento de outros órgãos além da pele.

“O câncer de pele pode ser evitado através de medidas simples como, por exemplo, o uso de protetor solar diariamente, chapéus, bonés e evitar a exposição solar entre 10 e 15h”, diz Dra. Isabela.

Deixe um comentário