Roriz desiste de candidatura e lança mulher ao GDF

Edson Sardinha – congressoemfoco.com.br

O ex-governador Joaquim Roriz (PSC) vai anunciar esta tarde que desistiu de disputar o governo do Distrito Federal por causa da indefinição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa este ano. Em seu lugar, Roriz lançará sua mulher, Weslian Roriz (PSC). Como vice, será mantido o deputado Jofran Frejat (PR). 

A informação foi publicada, por volta de 12h40, no twitter da candidata a deputada distrital Liliane Roriz (PRTB), filha do ex-governador. “Depois de passar a manhã em reunião, o ex-governador Joaquim Roriz decide lançar a esposa Weslian Roriz como candidata a governadora do Distrito Federal”, escreveu Liliane. A desistência foi confirmada, em seguida, por assessores de Roriz e Frejat.

O anúncio da desistência da candidatura ocorre um dia após o Supremo Tribunal Federal (STF) analisar o recurso de Roriz contra a decisão da Justiça eleitoral que barrou sua candidatura com base na Lei da Ficha Limpa.

Mesmo com a mudança de candidato, o nome e a foto de Joaquim Roriz continuarão a aparecer na urna eletrônica, já que o prazo para a troca acabou. Os votos que iriam para ele serão transferidos automaticamente para a mulher.
 
Nesta madrugada, os ministros do Supremo decidiram adiar a conclusão do julgamento do recurso de Roriz. O placar ficou empatado: cinco a cinco. Metade de corte entendeu que as novas regras de inelegibilidade valem para 2010, enquanto a outra parte defendeu a aplicação para 2012. Não há previsão de quando o julgamento será retomado. O adiantamento da decisão mantinha Roriz na disputa até a conclusão do julgamento.

Deixe um comentário