Brasil  

Rio de Janeiro vence a corrida para sediar as Olimpiadas de 2016

Após três rodadas de votação o Rio de Janeiro foi escolhido para a sediar os Jogos Olímpicos em 2016.
Considerada uma das favoritas, Chicago, terra do Presidente Obama, para surpresa de todos, Foi eliminada logo na primeira votação. Logo a seguir, na segunda rodada, foi a vez da  cidade de Tóquio dar adeus a disputa, deixando o Rio de Janeiro e Madrid para a final.
Depois de cinquenta minutos de expectativa, o Comitê Olímpico Internacional, anunciou a vitória do Rio de Janeiro, pelo placar de 62 a 32.
Depois de perder para Londres o direito de ter as Olimpíadas de 2012, Madrid amargou sua segunda derrota consecutiva. A comitiva espanhola contava com a presença do Rei Juan Carlos I para promover o país, que não compareceu ao evento, como fizera há quatro anos, ao contrário do Brasil. Que contou com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a do Governador Sérgio Cabral, do Prefeito Eduardo Paes, Pelé, João Havelange, Carlos Nuzman e vários atletas de renome internacional e medalhistas olímpicos.

FRUSTRAÇÃO JAPONESA

Apesar de que quarenta e cinco por cento dos japoneses não apoiarem a realização dos jogos, a derrota de Tóquio foi recebida com alguma frustração dos poucos nipônicos que compareceram na cerimônia de votação.
O descaso com que os japoneses encararam a solenidade para indicação da sede das olimíadas de 2016, ficou demonstardo na indiferença dos habitantes de Tóqui, que se mostraram indiderentes  e continuaram na sua rotina do dia a dia.
Foram organizados, apenas, dois pequenos eventos para acompanhar a cerimônia realizada na Dinamarca. Um dos eventos no coração da cidade japonesa, só para atletas e empresários, e o outro para jornalistas e convidados na Torre de  Tóquio, que não contou com mais de 500 pessoas.

DESILUSÃO  ESPANHOLA

Depois tentar organizar os Jogos Olímpicos pela terceira vez, já que anteriormente participou das edições de 1972 (Munique) e 2012  (Londres), a derrora da capital espanhola provocou uma desilusão não só aos membros do comitê que representavam os espanhóis, mas também na Praça do Oriente, em Madrid, onde uma multidão se concentrou durante todo o dia a aguardar os resultados.

PRESIDENTE D EPORTUGAL FELICITA LULA

O Presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva felicitou Lula, pela escolha do Rio de Janeiro como séde dos Jogos Olímpicos de 2016 e enviou a seguinte mensagem:
‘Portugal partilha o justificado orgulho e regozijo do povo irmão do  Brasil, na convicção de que seria muito difícil encontrar uma candidatura  que, para lá do mérito dos seus argumentos técnicos, melhor encarnasse o  espírito que preside ao ideal olímpico’, salientou o Chefe de Estado.

No final da mensagem enviada por Cavaco Silva a Luiz Inácio Lula da Silva, o Presidente português oferece ainda apoio dos portugueses ao país sul americano.

Deixe um comentário