Brasil  

Rapidinhas

ALEMANHA PROÍBE MILHO TRANSGÊNICO DA MONSANTO
Pulicadas no site do Advogado Castagna Maia

A Alemanha anunciou nesta terça-feira que suspenderá o cultivo de milho geneticamente modificado da gigante americana Monsanto (o MON810), passando a ser o sexto país europeu a aplicar a medida, apesar da posição contrária da Comissão Européia.
Do Terra Magazine
A ministra alemã da Agricultura, Ilse Aigner, explicou que as autoridades adotaram a decisão pela possibilidade de que o cultivo geneticamente modificado represente riscos para o meio ambiente.
O MON810 é o único Organismo Geneticamente Modificado (OGM) cultivado na União Européia (UE). Foi homologado em 1998 por um período de 10 anos e a renovação está sendo avaliada.
Somente uma decisão da Comissão Européia (executivo da UE), apoiada por uma maioria qualificada dos 27 Estados da UE, poderia anular a decisão alemã.
Os ministros do Meio Ambiente vetaram em março uma proposta da Comissão que pretendia obrigar Áustria e Hungria a recuar na proibição da variedade MON810.
França, Grécia e Luxemburgo também vetaram o cultivo deste OGM.

E POR AQUI…
No ano passado o Brasil aprovou o cultivo do milho transgênico. Até agora, havia o plantio da soja transgênica.
A soja, no entanto, não é base da alimentação do brasileiro. Já o milho nos dá o fubá, o angu, a polenta, a pamonha.
Havia crise de milho? Problemas? Nada disso. A Monsanto queria lucrar com o seu milho patenteado, com seus defensivos, com seus royalties.
E aí o governo federal aprovou. Simples assim.

MÃE E FILHA
E a desmoralização do dia, no Congresso, foi o fornecimento de passagens aéreas à apresentadora de TV Adriane Galisteu.
O Deputado Federal Fábio Faria (PMN-RN) usou sua cota de passagens aéreas, pagas pela Câmara, em benefício de Adriane Galisteu e sua mãe.
Vamos aguardar o dia de amanhã.

A BOA MÁ NOTÍCIA
Mais uma vez a competência da Petrobrás. Divulgou, agora à noite, a descoberta de mais óleo leve no pré-sal. Está a 340 km da costa, em lâmina d’agua de 2.140 metros.
Só que a Petrobrás é, mais uma vez, MINORITÁRIA no empreendimento:
Petrobrás – 45%
BC Group – 30%
Repsol – 25%
Ou seja, as multis arrematam seus próprios blocos nos leilões da ANP; as multis se associam à Petrobrás nos leilões; e 40% das ações da Petrobrás estão na Bolsa de Nova Iorque.
Já publiquei em outra oportunidade: a maior operadora do PRÉ-SAL BRASILEIRO é a Exxon. Não é a Petrobrás.

ALÁ?
Informa o Terra Magazine que o Vaticano já vetou três candidatos a embaixador dos EUA, que seriam indicados por Obama.
Continua o Terra – “Fontes do Vaticano disseram ao jornal italiano Il Giornale que entre os rejeitados estavam Caroline Kennedy – John F. Kennedy – e outras pessoas que teriam opiniões diferentes da Igreja sobre temas como ciência e saúde pública.”

Deixe um comentário