Mundo  

Protestos antigoverno ganham destaque na imprensa internacional

.
timthOs protestos realizados neste domingo, 15, contra o governo da presidente Dilma Rousseff em diversas cidades do país ganharam destaque nos sites dos principais jornais do mundo.

A versão internacional do site da CNN colocou as manifestações antigoverno em seu destaque principal, com a manchete “Out, Dilma” (“Fora, Dilma”), citando o “clima festivo” nos atos e os gritos contra a corrupção no país, além dos pedidos de impeachment de Dilma. A reportagem ressaltou que o governo brasileiro “está lutando em meio a uma economia fraca e a um enorme escândalo de corrupção envolvendo a estatal de petróleo do país”, e ainda que a taxa de aprovação de Dilma “despencou junto com a economia” desde a sua reeleição.

O site do espanhol El País afirmou que o Brasil “pede mudanças no maior protesto de sua democracia. Manifestantes marcham contra a corrupção e a crise”, ressaltando ainda que os protestos não atraíram apenas os brasileiros das classes mais altas, ao contrário do que alguns afirmavam.

A britânica BBC deu bastante destaque às imagens da população nos protestos, com o título “Grandes protestos no Brasil exigem o impeachment da presidente Rousseff”, lembrando que oposição apoiou as manifestações, mas não pediu abertamente o impeachment de Dilma.

O site do francês Le Monde publicou um vídeo com imagens da Avenida Paulista, em São Paulo, da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e da Esplanada, em Brasília, destacando a baixa popularidade da presidente Dilma, pressionada por escândalos de corrupção e uma “economia à beira da recessão”.

Os jornais argentinos Clarín e La Nción também acompanharam as manifestações. “Massivas marchas de protesto no Brasil contra o governo Dilma”, dizia a manchete do Clarín, que deu destaque à “enorme” mobilização em São Paulo. Já o La Nación fala nos milhões de brasileiros que gritaram “Fora Dilma!” nas ruas do país, descrevendo o ambiente amistoso dos atos.

Deixe um comentário