Brasil  

Programas como o ‘Bolsa Família’ estão perdendo fôlego, diz Financial Times

 .

“Dispositivo favorito para a redução da pobreza”. É assim que o jornal Financial Times caracteriza o “Bolsa-Família”. O atual programa brasileiro, uma evolução de ações criadas pelo governo Fernando Henrique e ampliadas pelo governo  Lula, é o maior do mundo em transferência condicional de renda, um tipo de assistência social utilizado em 30 países, incluindo os Estados Unidos. Contudo, de acordo com o jornal inglês, programas como o Bolsa Família vêm perdendo apoiadores ao longo dos anos, apesar de terem um histórico de reduzir a pobreza.

O Financial Times afirma que tanto políticos da esquerda radical como os da direita tendem a desconfiar de programas como o Bolsa Família. Para o primeiro grupo, os ideais de programas de transferência de renda aos mais pobres remetem a teorias neoliberais criadas por Gary Becker, cujo nome é associado ao ex-ditador chileno Augusto Pinochet. Já para os de direita, o “Bolsa-Família” desestimula os beneficiados a voltar ao mercado de trabalho, visto que basta os filhos estarem na escola e participando de programas de saúde para receberem o benefício.

Além deles, as agências de desenvolvimento responsáveis pela distribuição do benefício têm se mostrado menos entusiasmadas com programas de transferência de renda, uma vez que estudos vêm mostrando que o crescimento salarial e a queda das taxas de desemprego são formas mais eficazes de se diminuir os índices de pobreza.

Outro fator apontado pelo Financial Times é que, embora os programas assistencialistas levem a um aumento no número de crianças nas escolas, o nível educacional dessas crianças nem sempre melhora, em parte pela péssima qualidade do ensino. Apesar de tantos contrapontos, o programa foi amplamente abraçado pelos últimos governo do PT e têm o aval da população. Prova disso foi o que aconteceu no ano passado, quando rumores que o Bolsa-Família seria suspenso provocou intensa correria e filas gigantescas nos bancos.

Fontes: Financial Times – Plaudits for Brazil’s anti-poverty scheme wane
www.opiniaenoticia.com.br

Deixe um comentário