Saúde  

Prevenção de HIV/aids: sexo oral e beijo

Por Conceição Lemes – publicado no viomundo.com.br
Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem atualmente no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV. Dessas, 255 mil nunca fizeram o teste anti-HIV. Portanto, a maioria dos infectados ainda desconhece a sua condição sorológica.
O diagnóstico da infecção pelo HIV é fundamental. Quanto mais precoce, melhor. Permite o inicio do tratamento antes do aparecimento dos sintomas da doença. Melhora, assim, a duração e a qualidade de vida após o diagnóstico e reduz a possibilidade de transmitir o vírus para outras pessoas.
O tempo de incubação da doença sem tratamento varia, em média, de 4 a 8 anos. Durante esse período, o indivíduo é soropositivo, ou seja, apenas portador do vírus. Porém, à medida que HIV destrói o sistema de defesas do organismo, certas infecções e tumores se aproveitam da baixa imunidade e se manifestam. É a aids: ainda não tem cura nem vacina. Porém, com o tratamento adequado, é possível viver durante muitas décadas e ter vida praticamente normal.
A realização do teste para o HIV durante a gestação também é fundamental. Possibilita o diagnóstico e o tratamento de mães infectadas, e a adoção de outras medidas profiláticas durante, antes e depois do parto. Dessa forma, aumenta muito a chance de os seus bebês nascerem sem o vírus.
Dessa necessidade de saúde pública nasceu a reportagem Teste de HIV: você já fez?  Vários comentários postados eram questões sobre prevenção. A demanda nos levou a propor na matéria Tem dúvida sobre prevenção de HIV/Aids? que vocês formulassem todas perguntas que gostariam que fizéssemos a especialistas da área.
“Apesar de muitos medos terem sido superados pelo conhecimento da informação, crenças e valores culturais em relação ao HIV/aids não se traduzem em práticas preventivas”, observa o sociólogo Ivo Brito, coordenador da Unidade de Prevenção do programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde. “Só a informação continuada vai diminuir essas crenças e fazer com que mais e mais pessoas tomem decisões racionais e se protejam adequadamente.”
O resultado é a série Prevenção de HIV/Aids, que o Viomundo começa a publicar hoje. São quatro reportagens. Participam desta primeira: o médico infectologista Marco Antônio de Ávila Vitória, do corpo técnico do Departamento de HIV da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, Suíça; o médico epidemiologista Francisco Inácio Bastos, pesquisador sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro; e a psicóloga e mestre em saúde pública Dulce Ferraz, assessora técnica da Unidade de Prevenção do Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde.

Viomundo – Afinal, quais as maneiras cientificamente comprovadas de  transmissão do HIV?
Dulce Ferraz — O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno.  Ou seja, há três formas: 1) sexual — quando ocorrem relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem uso de camisinha; 2) vertical – a mãe HIV-positiva pode passar o vírus para o bebê, durante gestação, parto ou amamentação; 3) sanguínea – por compartilhamento de agulhas, seringas e e transfusão sangue ou hemoderivados  contaminados. No Brasil, a transmissão por transfusão de sangue é raríssima, pois, desde 1988, todo sangue a ser transfundido é testado. Uso de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados também podem transmitir o HIV.

Viomundo — Sexo oral tem risco de infecção pelo HIV? O risco é menor ou igual ao sexo vaginal?
Marco Vitória –– Há risco de infecção pelo HIV em toda forma de relação sexual que houver troca de fluidos corporais contaminados. Portanto, a transmissão do HIV e de outras DST pode ocorrer pelo sexo oral. Porém, alguns estudos sugerem que o risco de transmissão pelo sexo oral é muito inferior em comparação à possibilidade de transmissão por relações anais ou vaginais. Porém, é difícil saber a quantificação exata desse risco e estudar essa forma de transmissão isoladamente. Obviamente, o risco é maior quando: 1) quando existem feridas ou processo inflamatório na boca que facilitem a contaminação – por exemplo, gengivites e estomatites; 2) há sangue misturado às secreções genitais – por exemplo, na menstruação; 3) se tem contato oral com úlceras na região oral, genital ou anal causadas por outras doenças sexualmente transmissíveis já existentes.

Viomundo – O leitor que assina Cidadão II pergunta: Queria saber se o sexo oral é saudável, mesmo com a ingestão do esperma? Quais prevenções e medidas que temos que tomar devido à contaminação dos vírus HIV e de outras DSTs [Doenças sexualmente transmissíveis]?
Marco Vitória – A ingestão de esperma por si só não transmite o HIV, que é facilmente inativado pelo suco gástrico quando deglutido. Porém, existem casos raros documentados na literatura médica de transmissão pela prática de sexo oral em homens infectados pelo vírus da aids. Ferimentos ou processos inflamatórios significativos na boca parecem ter sido a provável porta de entrada.  O risco parece ser teoricamente maior quando há ejaculação dentro da boca. Já muitas outras DSTs – por exemplo, gonorréia clamídia, herpes vírus, HPV [papilomavírus humano] e sífilis – podem ser facilmente transmitidas pelo sexo oral. Para reduzir o risco eventual de transmissão dessas doenças pelo sexo oral há dois métodos: 1) uso de camisinha e de protetor lingual à base de látex ou filme plástico; 2) evitar contato oral com lesões ou ferimentos nas regiões oral, genital e anal.
Dica deste blog: Nos sabores morango, uva e maça-verde, a camisinha aromatizada é a mais recomendada para o sexo oral — boca-pênis, boca-ânus e boca-vagina. No caso das duas últimas práticas, adapte o preservativo masculino para utilizá-lo. Assim, você evita contato com as secreções do (a) parceiro (a). Desenrole o preservativo. Extraia a bainha, ou anel – aquela parte enroladinha. Abra. O preservativo vira um retângulo. Esse retângulo é que se introduz entre a boca e o ânus ou entre a boca e a vagina.

Viomundo – A pergunta é do leitor Gerson: soropositivo masculino que faz sexo oral no parceiro pode infectá-lo?
Francisco Bastos – Se a pessoa infectada pelo HIV coloca a sua boca no pênis do parceiro que é não tem o vírus, não há nenhum risco para o soronegativo.  A saliva não transmite o HIV.

Viomundo – Há risco de se pegar o HIV tomando água no mesmo copo de uma pessoa infectada?
Dulce Ferraz – Risco zero. Assim como não existe nenhum risco em compartilhar talheres, cigarro, prato, sabonete, toalha, lençóis, piscina, banheiros, assento de ônibus. Também não existe risco no aperto de mão, abraço, beijo no rosto e beijo na boca.

Viomundo – Há algum caso documentado de transmissão por beijo?
Dulce Ferraz – Não há evidências de transmissão do HIV pelo beijo. Para que houvesse essa possibilidade de transmissão, lesão grave de gengiva e sangramento na boca seriam necessários. O HIV pode ser encontrado na saliva.  Porém, substâncias presentes na saliva os destroem.

Viomundo – O leitor Athos Rache diz: Pelo que sei/lembro há apenas um caso documentado de transmissão pela boca. Um epiléptico teve um ataque e ao ser socorrido por uma pessoa (sua língua estava enrolando), acabou mordendo a mão de seu socorrista que contraíu o vírus. Isso é verdade?
Dulce Ferraz – Não temos  registro deste caso; essa forma de infecção é improvável.

Viomundo – O leitor Roberto insiste: se um dos parceiros tiver algum machucadinho na boca e o outro for HIV-positivo, o beijo de língua pode transmitir o vírus da aids, não pode?
Francisco Bastos – A saliva contém o vírus da aids, mas não em concentrações que permitam a sua transmissão para outra pessoa. Consequentemente, a troca de saliva não envolve risco algum.  A única possibilidade de risco seria se a pessoa negativa tivesse uma ferida aberta e extensa na boca e a outra infectada estivesse sangrando em abundância. Tal situação, convenhamos, é improvável. A pessoa sangrando muito se sente tão desconfortável, que não teria vontade de beijar a outra. Já um sangramento pequeno faria com que o sangue diluísse, tornando muito baixa a quantidade de partículas virais na saliva.  Em termos práticos, portanto, o risco de transmissão do HIV pelo beijo de língua é zero.

Deixe um comentário

144 comentários para “Prevenção de HIV/aids: sexo oral e beijo”

  1. Israel disse:

    Boa noite saii com uma menina e beijamos na boca e ela mordeu forte pakas minha boca não a conheço mais se ela tiver o virus sabe me dizer qual é a chance de eu estar infectado?

  2. Jose MANHICE disse:

    Chupar sangue sair um ate tirar um liquido meio salgado da pessoa com aids pode te contaminar??

  3. walber almeida disse:

    Essas informacoes de que o risco de transmissao do hiv atraves do beijo sao praticamente inexistentes do ponto de vista cientifico ,ainda sao validas?

  4. ⇒ Walber Almeida disse:

    Essas informações de que o risco de transmissãodo HIV através do beijo na boca sao praticamente inexistentes do ponto de vista cientifico ainda sao válidas?.

  5. ⇒ Valeria Machado disse:

    Se uma pessoa contaminada pelo HIV, acidentalmente derrubar uma gota de sangue na cabeça do pênis do seu parceiro este pode ser contaminado com o vírus?

  6. Olá gostava de saber à sete meses recebi sexo oral de uma miuda, agora á cerca de uma semana senti dores de cabeça, dores nos musculos da barriga das pernas e nas costas, tenho a língua branca, tenho diarrea mas esta já muito tempo que tenho uma vai outra vez desaparece. Não tenho bolhas na boca e nem manchas no corpo. Será que fui infetado pelo HIV

  7. ⇒ Breno disse:

    Dar dedadas no anus corro risco casso o dedo tenhas algum machucado sem sangramento

  8. ⇒ Renan Santos disse:

    Olá!

    Mastiguei o chiclete de um amigo que é soropositivo. Há chances de eu contrair HIV?

    OBS: Ele faz tratamento e está com CV indetectável. Ambos estávamos com afta, porém não sangrantes.
    Caso a afta dele estivesse sangrando, há riscos mesmo assim?

  9. ⇒ Larissa disse:

    Colacar a chupeta da criança na boca antes de dar pra ela pode transmitir o virus do HIV?

  10. ⇒ Rafael Fernandes disse:

    O homem soro positivo, que tem sexo oral com sua parceira, SEM O USO DE CAMISINHA seja no caso de felação (mulher fazendo sexo oral no homem com a boca no pênis) a mulher tem a chance de contrair o vírus da AIDS por felação?

  11. ⇒ Breno disse:

    Olá, sai com uma garota e ela chupou meu pênis sem a camisinha, parecia que ela machucou meu pênis com o aparelho de dente, gostaria de saber se corro risco de contrair HIV caso ela tenha a doença?

  12. ⇒ Alexandra Lucas disse:

    Conheci uma pessoa que é soro positivo e gostaria de saber se pego AIDS, beijando na boca, tendo em vista que frequentemente tenho gengivite?? Desde já aguardo o retorno.

  13. ⇒ Camila disse:

    Se uma pessoa tiver uma ferida no braço e se ela estiver seca sem sangramento uma pessoa
    ao passar a saliva e depois colocar o dedo na boca corre o risco de pegar a doença

  14. ⇒ Ge disse:

    Se durante a relação sexual, sexo oral uma mulher negativa receber oral de um homem positivo, corre se o risco dela ter contraído hiv? Lembrando que após o sexo penetração com camisinha já ocorrido, mas devido aos movimentos ter alguma lesão ou corte mesmo que mínimo na vacina, e logo em seguida houve o sexo oral, essa mulher negativa corre o risco de construir a doença ??

  15. ⇒ Joseilton disse:

    Contato com pênis umido , só pegar mão e dedos e Jô de houver um pequeno ferimento sem sangue sem exceções só a pele puxada e irritada , o pênis flácido umido , não houve sexo , não houve errecao e não houve ejaculacao corre o risco de pegar HIV

  16. ⇒ Claudio disse:

    Bom dia caríssimos,

    Ajudem-me por favor
    Uma mulher fez sexo oral em mim durante 3 minutos, dai mandei parar. estou a correr grande risco de contrair HIV

    • ⇒ Julio Kalvin disse:

      Olá meu amigo, fica tranquilo, a pessoa que recebe oral os riscos sao muitoooooos baixos, quase zero porque na saliva a concentração do vírus nao é capaz de infectar o soronegativo, se ela estivesse com uma ferida na boca fique tranquilo tambem pois pra passar o virus ela teria que estar com um sangramento abundante na boca. Ta tudo bem ne? me informe qualquer coisa.

  17. ⇒ Luisa Benjamim disse:

    Boa tarde. Beijei alguem e tinha sabor de sangue no seu beijo. Eu tenho probelmas dentarios, por exemplo: dentes podres e partidos. Sera que ao beijar esta pessoa que continha sabor de sangue contrai HIV. Por favour, estou aflita, nao durmo desde entao devido a esta duvida.

  18. ⇒ Orlando disse:

    tive uma relação em que fizeram sexo oral em mim, no final que eu gozei vi que tinha um pouco de sangue no meu pênis, nao sei se foi meu, pq meu penis feriu um pouco ou foi da minha parceira. Faz mais de um mes, não tive nenhuma sintoma so dor de cabeça, depois que eu comecei a ler e ver que tinha sintomas para estar inctado e mais nada, estou muito preocupado vou fazer o teste. Queria saber se eu posso ser infctada e não ter nenhum sintoma? E depois de pegar, quantos dias depois eu posso ser um trasmissor?

  19. ⇒ Lipee disse:

    Gostaria de saber se quando ocorre do pênis sangrar durante o sexo oral, e ambos os lados não tem nenhuma “doença DST”, quero saber se tem algum risco? e se tem qual o tratamento adequado?

  20. ⇒ João de Jesus disse:

    Gostaria de saber se o uso de cigarro em comum com outra pessoa, sendo que vc tem pequenos cortes por dentro da boca, há a possibilidade de ocorrer a contaminação?

  21. ⇒ Matheus disse:

    Fazer sexo oral com a boca rachada causa AIDS ?

  22. ⇒ Isabel disse:

    algum tempo atras, eu e o meu amigo queriamos fazer , entao tentamos mas foi sem protecao nos acabamos por nao fazeer porque me doia mas a penis dele esteve um bocadinho em contacto com a minha vagina, a espera dele entrou na minha boca mas depois deitei fora isso foi em 2013, tenho medo ter hiv ??

  23. ⇒ Cláudio Batista disse:

    SAI DO DENTISTA ONDE LEVEI 2 PONTOS E FIZ LIMPEZA DE TÁRTARO, O QUE DEIXOU A BOCA COM SANGRAMENTOS.
    LOGO APÓS CONHECI UMA MULHER E INADVERTIDAMENTE NOS BEIJAMOS PROFUNDAMENTE.
    QUAIS AS CHANCES DE TER SIDO INFECTADO POR HIV SE ELA FOR SOROPOSITIVA.
    OBRIGADO PARA QUEM PUDER RESPONDER.
    CLÁUDIO

  24. ⇒ Carlos disse:

    Ola tive uma relação de risco em um dia e estourou a camisinha , depois de dois dias fiz relação com outra pessoa , se a primeira pessoa me passou alguma doença , depois de dois dias e possível que eu contaminei a segunda pessoa ?

  25. ⇒ Celso disse:

    Boa tarde,
    Tenho uma dúvida, numa penetração onde é usado saliva como lubrificante, porém com o uso de camisinha, é possível haver a transmissão do vírus?

  26. ⇒ Maianna disse:

    Eu estou feliz de compartilhar este testemunho com o mundo, porque há muitas dúvidas sobre a cura da aids hiv, mas agora eu tenho que acreditar que o milagre que recebi pode ser útil para o mundo e as vítimas de aids hiv. Meu nome é Mariana Gustavo e sou um brasileiro radicado na Austrália meu e-mail é marianagustavo49@gmail.com o herbalista que curou-me por correio Dr. Joseph Mudi (josephmudi06@gmail.com), estou espalhando esta boa notícia, porque eu acredito que tantas pessoas estão ainda em descrença na medicina trado. Eu vivi com esta doença mortal HIV para mais de 3 anos, meu marido descobriu que nós éramos ambos HIV positivo quando ele foi testado positivo. Nós tentamos por todos os meios para viver nossas vidas usando drogas anti virais retro, apesar de esta doença em nosso corpo que foram sempre infeliz, até que nós tropeçamos mediante esta poderosa fitoterapeuta (Dr. Joseph Mudi josephmudi06@gmail.com) que retratou a cura. No primeiro, foram céptico, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedir algumas das ervas enviados em para nós, e algumas semanas após a conclusão do processo devido a este herbalist ajuda, fomos para testar depois de tomar as ervas por uma semana como instruído pelo médico, que foram esmagados com alegria depois de receber os resultados no hospital do nosso médico de família que estava atordoado bem e também prescrito esse mesmo herbalist para os pacientes que estão wiling para experimentá-lo, a taxa de vírus no corpo dentro de algumas semanas havia caído, e nós estávamos completamente curado .. A fitoterapeuta explicou que ele não publicou para o mundo, porque ele tinha sido recusado em 2011, pela equipe de pesquisa internacional, porque ele usa um meio tradicional para curar pacientes . A coisa mais importante é para você ser curado, se você quer saber sobre este fitoterapeuta você pode contatá-lo e dar-lhe uma tentativa estou falando por experiência pessoal, nunca há um mal em julgamento. Melhores desejos.

  27. ⇒ Manoel disse:

    ESTOU ME PREPARANDO PARA FAZER SEXO COM DUAS MULHERES//// NA TROCA DE MULHER TENHO QUE TROCAR A CAMISINHA CASO UMA DELAS TENHA HIV OU NÃO É NECESSÁRIO

  28. ⇒ João disse:

    Olá. FiZ sexo oral , mas não sei se a pessoa é soro positivo . A questão é : no ato , houve um quase sangramento no pênis ( quase , pq não vi exatamente o sangue , mas ficou um pouco vermelho ) levando em consideração que eu não estava com nenhum sangramento na boca , há possibilidade de infeção ?

  29. ⇒ Bruno disse:

    Me ajudem por favor estou com medo, uma prostituta fez oral em mim será q eu posso pegar aids ou alguma doença eu lavei meu pênis depois me ajudem. Bruno!

  30. ⇒ Luciana disse:

    Eu beijei um cara na boca e eu tenho Caries nos meus dentes se ele tiver cárie também e se ele for soropositivo eu corro o risco de ter pego o virus HIV? Ele queria um sexo orall mas não fiz fiquei com medo. Agente mal se conhecia não tinha camisinha sexo oral eu não fiiz mas beijei sim eu corri o risco de pega me ressponda por favor?

  31. ⇒ Pedro Rafael disse:

    Tenho um pequeno ferimento na boca por fazer sexo oral em uma mulher soro positiva sou homme nous caso e oque na posso fazer tbm a mais pfv aguardo resposta

  32. ⇒ Junior disse:

    Boa noite,
    Fiz sexo oral sem preservativo com uma prostituta.
    Não sei se ela é soropositivo, existe a possibilidade de me contaminar, caso ela possua o virus da AIDS?
    Também não sei se ela possui machucados na boca.
    Aguardo retorno dos amigos.
    Obrigado.
    Jr.

  33. ⇒ Pedro disse:

    Gente, eu beijei um menino que vai muito em festa e tal, quando eu cheguei em casa minha língua tava com um ferimento pequeno, como se fosse um arranhão, e tinha muito pouco sangue, não era um sangramento em si, mas havia sangue exposto… há algum risco de eu ter me contaminado?

  34. ⇒ Daniel disse:

    Estou com uma dúvida …se eu beijar uma mulher que fez vários sexo orais no dia sem proteção , posso pegar aids? Explicando mais, vamos dizer que seja uma prostituta que fez sexo oral em várias pessoas em poucas horas de diferença de uma pra outra… E de poucas horas depois eu a beijo, isso transmite ??

  35. ⇒ Jones disse:

    Galera, eu fiquei com uma menina e masturbei ela por cima do biquíni seco na vagina e depois apalpei ela próximo ao ânus, depois de um tempo acabei levando a mão aos lábios para roer unha, há risco de contaminação pelo HIV nesse caso?

  36. ⇒ Marco disse:

    Sou soropositivo e meu namorado é soronegativo. Teria problemas se eu fizesse sexo oral nele? Teria risco de eu transmitir a ele?

    • ⇒ Wellington disse:

      O Sexo oral passivo, não apresenta risco, a saliva contém o vírus mas em baixa quantidade, e concentrações que não permitam a sua transmissão para outra pessoa.

  37. ⇒ Felipe disse:

    Boa tarde, passei a língua na vagina de uma menina durante uns 10s deixei ela fazer sexo oral em mim… corro algum risco de pegar HIV?

  38. ⇒ Renato disse:

    Bom dia
    Meu nome é Renato e a história é a seguinte: mantive relações sexuais com uma prostituta onde por calor do momento fiz sexo oral nela por 2 minutos. Desde aquela época não tive febre, nem dor de cabeça ou fraqueza. Um ano depois tive uma inchação do linfoma que eu creditava ser pela mudança do apartamento que estava muito empoeirado, passou uma semana mais ou menos e ele diminuiu. Mas até hoje sinto o caroço bem pequeno lá. Gostaria de saber se isso se enquadra em HIV e se devo me preocupar?

    • ⇒ Renato disse:

      Bom, editando aqui, a relação inteira foi com camisinha, mas no começo e por 2 minutos ou menos fiz sexo oral nela e a vulva pelo que eu me lembre estava seca. Gostaria de saber se tem riscos e se esse caroçinho q ainda esta no meu pescoço pode ser sintoma de HIV

  39. ⇒ Chiquinho disse:

    Ola já tem mas ou menos uns 4anos e meio que tive sexo e não fiz exame e tenho duvida se peguei o vírus HIV

  40. ⇒ André disse:

    Olá, a uns quinze dias atrás beijei um cara e a gente se masturbou, e ele tocou meu anus tbm. No dia seguinte acordei me sentindo mal, isso durou uns tres dias e passou. Duas semanas depois senti isso novamente, um mal estar, dor de cabeça, me sentindo febril. To muito preocupado e queria saber se corro risco de ter contraido o virus HIV, por favor me responda, to muito mal

    • ⇒ Marcelo disse:

      André, tbem estou na mesma situação sua, estou com esta dúvida. No meu caso não senti nada, e nem sei se o cara tem o HIV. Mas estou preocupado.

      • ⇒ André disse:

        Estou mais calmo Marcelo fui no médico e ele disse que não tem como pegar na masturbação. Mesmo assim vou esperar um tempo e vou fazer o teste, só pra garantir.

      • ⇒ Marcelo disse:

        Entendi André, caso queira conversar comigo depois que vc fizer o exame e até mesmo pra gente trocar dúvidas, me mande um e-mail com seu whats, meu e-mail é: marceloteo2005@hotmail.com

  41. ⇒ Lilian disse:

    Beijei uma pessoa super saudável que não tem aids de jeito nenhum mas seu lábio sangrou durante o beijo corro algum risco

  42. ⇒ Leide disse:

    Por favor me responda

  43. ⇒ Leide disse:

    Se chupa um pirulito da pessoa infestada pelo vírus HIV pode ser contaminado.

  44. ⇒ Felipe disse:

    Nossa to meio grilado fiz muita cagada esses dias e agora to lendo pesquisando google não achei algo concreto to fazendo uma tratamentos medico e fiz merda ainda 🙁 nossa vou propor medica bate na minha cara sem eu esboça reação alguma 🙁 quem tive desposto ai fiz maior merda 🙁 to bolado sem resolver minha duvida sou forte mais não vou esboçar reação mo burrada :*(

  45. ⇒ Laura disse:

    Se alguém soro positivo pingar uma gota do seu sangue em uma bebida e der para outra beber corro risco de ser infectado?

  46. ⇒ Iara disse:

    Eu chupei um cara que tem aids, mas ele toma remédios desde criança, há riscos de eu ter o vírus?
    ele disse pra mim que não

    • ⇒ Paulo disse:

      Se a carga viral dele tiver baixa não corre risco, quem garante também que não esta alta ? e bom fazer o teste

      • ⇒ Wellington disse:

        O sexo oral ativo (receber o pênis ou a vagina na boca) pode transmitir HIV, principalmente se houver lesões na cavidade oral como gengivites, aftas, feridas, etc. O risco de transmissão é maior quando a pessoa contaminada não se trata e apresenta uma carga viral elevada no sangue. Quando o vírus encontra-se em grande quantidade no sangue, ele também estará em grande quantidades nas secreções genitais.

  47. ⇒ Edmar disse:

    Evandro mim responde por favor

  48. ⇒ Edmar disse:

    Sou homem e tenho herpes genitais,sem eu saber uma gorota q tem aids fez sexo oral em mim e tomou o espermas quais chances eu tenho de ter contraídos

    • ⇒ Iara disse:

      Se você chupou ela, tem chances de contrair por causa das secreções que saem da vagina!

    • ⇒ Wellington disse:

      O Sexo oral passivo, não apresenta risco, a saliva contém o vírus mas em baixa quantidade, e concentrações que não permitam a sua transmissão para outra pessoa.
      Mas, como já havia dito no comentário anterior, o sexo oral ativo (receber o pênis ou a vagina na boca) pode transmitir HIV, principalmente se houver lesões na cavidade oral como gengivites, aftas, feridas, etc. O risco de transmissão é maior quando a pessoa contaminada não se trata e apresenta uma carga viral elevada no sangue. Quando o vírus encontra-se em grande quantidade no sangue, ele também estará em grande quantidades nas secreções genitais.

  49. ⇒ Juliana Maria Numes de Souza disse:

    Queria saber sim eu fica com um homem que tem HIV e eu pegar no pênis com a mão sem camisinha eu corro risco ?

  50. ⇒ Miguel disse:

    Boa noite alguém pode me responder por favor!

  51. ⇒ Miguel disse:

    Alguem me responde por favor

  52. ⇒ Miguel disse:

    Ola se a mulher tiver aids e ela chupar meu pênis eu pego aids?

  53. ⇒ Ana Silva disse:

    Se eu usar um piercing de uma pessoa contaminada pelo vírus, sem estrelizar, apanho o vírus?

    • Evandro disse:

      Muito dificil, alias quase 0 a chance…vc teria que estar sangrando e ela tbm, apenas lavar com agua e sabão já era suficiente. o Virus não sobrevive ao ambiente… ele morre rapido. Olha o texto abaixo:
      O HIV sobrevive muito pouco tempo no ambiente, por isso, histórias sobre pessoas que colocam sangue contaminado no Ketchup, agulhas em telefones públicos e cadeiras de cinema são apenas mitos que circulam pela internet. Além disso, o vírus quando exposto a sabão ou outros produtos químicos, também morre.

      Fa

    • ⇒ Evandro disse:

      Muito dificil, alias quase 0 a chance…vc teria que estar sangrando e ela tbm, apenas lavar com agua e sabão já era suficiente. o Virus não sobrevive ao ambiente… ele morre rapido. Olha o texto abaixo:
      O HIV sobrevive muito pouco tempo no ambiente, por isso, histórias sobre pessoas que colocam sangue contaminado no Ketchup, agulhas em telefones públicos e cadeiras de cinema são apenas mitos que circulam pela internet. Além disso, o vírus quando exposto a sabão ou outros produtos químicos, também morre.

      Faça exame e relaxe

  54. ⇒ Helena Rodrigues Almeida disse:

    Eu to com uns tipo de verruga no início da lingua mas numca fiz boquete isso pode c aids ?

    • ⇒ Evandro disse:

      Helena, Acho que você poderia fazer boquete, o esperma ajuda a melhorar.

    • ⇒ Evandro disse:

      Agora falando sério, verrugas na lingua não demonstra ser HIV, pode ser até HPV, faça consultas… HIV aparece manchas pelo corpo avermelhadas e verrugas são tipicos de HPV que tbm é preocupante, pois pode virar em cÂncer. Passe pelo médico urgente. pague particular se for o caso, não enrole. Médico dermatologista.

  55. ⇒ Bezerra disse:

    uma vez eu estava bebendo com um amigo, eu não sabia que ele é portador do vírus, estávamos bebendo no mesmo copo descartável e eu estava com um ferimento na parte interna da boca, tem algum risco de eu ter contraído o vírus?

    • ⇒ Evandro disse:

      Bezerra, fica tranquilo, não. Vai lá e faça o teste e verás que está limpo. E posta aqui seu comentário. o próprio texto diz que só pega se for um ferimento que haja sangue em “abundância” pois uma simples ferida que sai pouco sangue a própria saliva já dilui o sangue e mata os virus da aids…

  56. ⇒ BFA disse:

    Estava transando e a camisinha rebentou, retirei o pênis em menos de 2 seg. e troquei e continuei. Há algum risco de contaminação, por isso?

    • ⇒ Evandro disse:

      Sim… só a lubrificação da vagina em contato com o pênis tem risco, inclusive de gravidez. vá e faça o exame, mas relaxa… vc estará limpa.

  57. ⇒ Mauricio disse:

    Boa tarde
    Gostaria de saber se tenho uma verruga provável uma DST usei camisinha corro o risco de contrair HIV?
    Obrigado

  58. ⇒ Baby disse:

    Eu transei com uma mina com a camisinha mas quando tirei dei um nó. Na camisinha depois peguei no meu pênis tem chance de ter contaminado?? Só ao toca em pênis ao da o no na camisinha???

  59. ⇒ Glauceane disse:

    Gostaria de sabe eu tava perto do dia da minha mestruação vim e meu namorado vez oral em mim e eu sangrei um pouco é perigozo ou não?

    • ⇒ Evandro disse:

      Perigoso em que? vc transmitir para ele ou ele transmitir para vc? Se for de vc transmitir para ele é perigoso, você colocou ele em risco, apesar de ser baixo… mas se for dele para você é quase zero a chance… só se ele estivesse com a boca jorrando sangue…

  60. ⇒ Eder disse:

    Sábado passado transei com uma mulher, fiz sexo oral nela sem camisinha só outro dia me dei conta do que tinha feito, mais acho que eu não tinha nenhuma ferida na boca so uma cárie e nem a vagina dela estava sangrando. Será q tenho uma chance de ter contraído HIV se ela estiver contaminada com o vírus? Por favor me ajudem, Obg.

  61. ⇒ Rita Soares disse:

    Meu filho ficou com uma menina de 15 anos soro positivo ela nasceu assim pois a mãe era soro positivo e ñ sabia, ela nasceu com hiv ou foi no leite materno será que meu filho contraiu a doença eles se beijaram e fizeram sexo aral?

    • ⇒ Evandro disse:

      Pede para ele fazer o exame, mas tem grande chance de ele não estar contaminado, se realmente eles ficaram nisso que vc disse neh… o sexo oral transmite mas precisa de séries de fatores, como feridas em bocas com bastante sangramento, só a ingestão do esperma não é suficiente para a contaminação. E mais ela deve tomar remédio desde criança o que ajuda, pois a carga viral na corrente sanguinea fica baixa, diminuindo os riscos de contaminação.

  62. ⇒ Celso disse:

    Eu fiz teste de hiv com minha namorada, no entanto temos feito sexo sem camisinha, porém nunca senti nenhum machucado durante nem após a relaçao sexual que seria a porta de entrada, e tenho o pênis circuncidado, assim sendo é possivel uma infecção pelo virus hiv?

  63. ⇒ Pedro Almeida disse:

    Comecei a namorar recentemente um soro positivo que não sabia que tem a doença, nunca fizemos sexo anal ou qualquer tipo de penetração. Ele não fabrica aquele líquido seminal mas eu faço sexo oral nele, uso aparelho, tenho algum risco de contrair a doença ?

  64. ⇒ Jl disse:

    Comecei a namorar recentemente um soro positivo que se trata a anos. Porem eu nao sou soropositiva. Ele fez sexo oral em mim. E sexo vaginal com camisinha. Ele masturbou meu clitoris com a mao e depois percebi que a pele do clitoris ficou esfolada e minou sangue na calcinha. Tbm me pedi pra fazer sexo oral nele mas nao fiz. tenho medde ser contaminada por aquele liquido ou semem na minha boca. Ele ainda nao me contou que e soropositivo mas eu descobri e tenho verteza.

  65. ⇒ Fernanda disse:

    Olá, gostaria saber se alguma doença sexualmente transmissível, quando ocorre na região da boca é quando a pessoa teve contato com pênis/vagina? Ou a doença pode apresentar na área da boca quando a pessoa tem relação sem camisinha?

  66. ⇒ Lucas disse:

    Oi eu acabei de fazer uma cirurgia e tirei um dente e levei pontos,mas o meu amigo que quer ficar comigo ele tem aids se eu beija ele eu tenho risco de pegá a aids por causa dos pontos…

  67. ⇒ Henrique disse:

    Boa noite…eu contrai o vírus do HIV.tem uma semana já. e meu mundo caio.despencou completamente. mas os médicos me explicarão tudo certinho. Já estou conformado.as vezes bate o choro.mas estou bem.e uma pessoa entrou na minha vida.e está me fazendo um bem.meu namorado.eu sou gay.amo ele pra caramba. e estou aguardando o momento certo para contar para ele..e estou com medo. muito obrigado donos do site

  68. ⇒ Josinaldo Souza disse:

    Olá, me ajudem… uma pessoa depois de mais de uma hora de ter colocado um piercing no nariz, estava com coriza e náo sei dizer se havia salmora de sangue juntos. Porém, esta pessoa é conhecida minha e sem intençáo bateu com a máo melada em meus lábios que estáo sadios. Pergunto se esta pessoa for soropositiva, corro algum risco? Mesmo tendo melado pouco? Agradeço a todos! E parábens ao criador do blog!!!

  69. ⇒ EMI disse:

    Quero saber se uma pessoa que é HIV positivo pode raspar a cabeça ??ou se ela raspar corre o risco de ter queda de cd4 no caso imunidade ???

  70. ⇒ Alexandre disse:

    Boa tarde, sou soro positivo… Minha namorada pode fazer sexo oral em mim (sem camisinha)???

    E eu, posso fazer sexo oral nela (sem camisinha) sem que ela se prejudique? Grato?

    • ⇒ EMI disse:

      Alexandre VC pode sim fazer sexo oral nela se não houver corte nenhum em sua boca que saia muito sangue e sexo com penetra cão vaginal só com camisinha tudo de bom para vcs e aproveitem com prazer

  71. ⇒ Thiago disse:

    Se uma pessoa que tem o virus do hiv colocar seu sanque na aqua e outra pessoa beber tem risco de contair a doença

  72. ⇒ Ninha disse:

    Minha mãe é soro positivo e se cortou com um cabo de aço e logo mergulhou esse cabo de aço em um tanque com agua,passado uns 10 minutos meu marido furou o dedo com o mesmo cabo de aço, gostaria de saber se ele pode ter se contaminado com o vírus?

  73. ⇒ Daniel disse:

    To com muito medo uma pessoa que tem hiv me mordeu mais nao sangrou mais rasgou um pouco do coro da minha mão sera que passou?

  74. ⇒ Rodrigo disse:

    Boa Noite!
    eu queria saber se é possível uma pessoar ter o HIV e ao fazer relação sem se protejer no caso sem camisinha, e não transmitir existe esse tipo de HIV? tenho um amigo que falou que ele faz relação com o companheiro dele e não trasmite para ele mesmo sem fazer sem camisinha, fiquei curioso para saber se é verdade o meu amigo disse que o namorado já fez exames e não consta nada do virus e meu amigo faz o virus se apresenta nos exames. por favor responde aqui e envia por e-mail. rodrigo1344.rocha@hotmail.com

  75. ⇒ karina disse:

    Se a pessoa que não tem aids tem um corte pequeno na boca causado pelo aparelho beija uma pessoa que tem aids e tem piercing a pessoa q não tem aids corre o risco de pegar?

  76. ⇒ Rogerio disse:

    Pelo que entendi, a saliva produz substâncias que “inutilizam,matam” o virus HIV, portanto tornaria risco de infecção daquele que recebe o sexo oral a zero ,ok.
    Mas essa verdade não seria igualmente aplicável a quem faz o sexo oral? Porque no sexo oral,devido a movimentação da boca a pessoa produz muita saliva, a parti do momento que que caso misturasse a saliva com o o liquido(semen,sangue) contaminado não mataria os virus ali encontrado?

  77. ⇒ Mária lucia disse:

    tranzei com rapaz que tem AHIV ele usou camisinha mais passou saliva dele por cima da camisinha e penetrou na minha vagina posso esta contaminada,com vírus

    • ⇒ Josinaldo Souza disse:

      Nao. Saliva nao contamina. Seria necessário três litros de saliva para haver uma possível contaminaçao, conforme estudos ciêntificos. Abraços!?

  78. ola galera me chamo gabriela me desculpe minha ignorancia mas eu fiquei com um colega foi coisa rapida pois não podia demorar nao aiiii o preservativo estorou fiquei com medo de estar gravida e comentei com uma amiga e o tempo passou minhas regras chegaram e menstruei normalmente mas minha amiga fica me assustando dizendo que se nao engravidei é porque ele é portador do virus fize-mos sexo oral e vaginal e isso ja nao sai mais de minha cabeça será que minha amiga tem mesmo razão?

    • ⇒ Josinaldo Souza disse:

      Amiga fica tranquila! Se náo engravidou é porque o esperma nao adentrou completamente. Já no caso do sexo oral náo há um risco significativo, à náo ser que vocé ou ele tenham feridas e com enormes sangramentos. Aí teria com o que se preoculpar. Descansa!!!

  79. ⇒ Junior Barreiros disse:

    Beijei uma mulher ontem, e foi unns beijos longos de lingua, e tb rolou umas mordidas de leve na boca , fiquei sabendo que ela tem AIDS sera q eu peguei ? valeuu!!!

    • ⇒ Josinaldo Souza disse:

      Caro junior bom dia. Se nao houve sangramento da tua boca, e da boca dela… descansa em paz! Seria necessário uma janela “uma entrada ” para que o sangue podesse entrar, entendeu?

  80. ⇒ Giulio disse:

    Tenho uma dúvida, sou casado tive uma relação fora do casamento, a camisinha se rompeu quando praticava sexo anal com a prostituta, fui imediatamente em busca do coquetel, enfim tomei rigorosamente por 28 dias, só que neste tempo, tive relações vaginais com minha esposa 2 vezes, corro o risco de ter passado algo para ela? saliento que imediatamente comecei a tomar o coquetel.
    agurdo resposta. obrigado

  81. ⇒ Mariana disse:

    Olá, estou com uma dúvida. Sou mulher e deixei um cara praticar sexo oral em mim e também o beijei, porém descobri que ele tem gengivite. Se ele tiver HIV positivo é possível que ele tenha passado o vírus para mim? É possível a transmissão das duas maneiras? (beijando e fazendo sexo oral)?

  82. ⇒ Tomaz Gomes disse:

    Estive com uma pessoa do mesmo sexo (masc.) a fazer sexo oral depois percebi que minha boca estava sangrando uma quantidade minima por causa do meu aparelho dentario e a pessoa é portadora do virus posso estar contaminado?

  83. ⇒ Carlos disse:

    MATERIA IMPRECIONANTE, MUITO BOA!

  84. ⇒ Carlos disse:

    Boa tarde!

    perdoa-me pela minha ignorancia, mas lá vai minha pergunta: Eu tenho um dos dentes do fundo com a raiz exposta e por esses dias fiquei sabendo que meu parceiro estava com o virus do HIV!!Gostaria de saber se com o beijo de lingua, beijo ardente, posso contrair o virus.Obrigado

  85. ⇒ Carla disse:

    eu estou com medo pois um gay me pediu um beijo mais nao sei corretamente se dei ou nao e eu estava com uma afita e agora aera que estou com aids estou con muito medo me ajudem

    • ⇒ Bruno disse:

      Ola Carla, um hétero também poderia ter te passado, mas o fato do rapaz ser homossexual não salienta a possibilidade de vc ter sido afetada com o HIV..
      levando também em consideração que não existe risco de contaminação pelo beijo, seria necessário que os dois estivessem sangrando mais de um copo de sangue pela boca para haver contaminação!
      o HIV não é uma doença somente de gays, e um vírus universal, atinge todas as raças, crenças, etnias e etc..
      espero ter respondido bem e ajudado a entender o mundo gay!

  86. sandra disse:

    eu tava com uma afita e estava em uma festa entao chegou uma pessoa e me pediu um beijo mais nao lembro se dei sera que estou com aids

  87. ⇒ Daniel disse:

    estou com um duvida …

    eu estava com uma verruga na parte inferior do penis fui ao medico e ele queimou essa verruga, no mesmo dia eu fiz sexo com uma desconhecida usando camisinha …. porém a area queimada da verruga estava fora da abrangência da camisinha …. ou seja a cicatriz havia ficado no local onde encontra-se com o anel da camisinha e estava irritado no momento da relação. como houve nesse caso contato da pela da vagina dessa mulher com essa cicatriz de cauterização da minha verruga …. gostaria de saber quais os riscos que agora estou correndo e o q devo fazer ?

    • ⇒ Ivo da Silva disse:

      Daniel, você fez tudo errado. Durante esse tipo de tratamento vc não pode transar, principalmente no 1º dia. Pra vc ter uma idéia da gravidade dessa doença, vc não pode nem passar o dedo nas verrugas, pois pode infectar outras áreas do corpo como por exemplo o rosto e etc.. O máximo que pode acontecer com vc por causa disso é aumentar o machucado da cauterização, pior é pra sua parceira que, se tiver pouca sorte, pode ter contraído o vírus nesse momento. Ela é que tem que estar preocupada, sendo assim, ´pra tentar desfazer um pouco da “M” que vc fez, tente levar essa mulher a um ginecologista e faça um Papanicolauo, pois esse é o único exame que vai dizer se ela foi infecta da ou não.

    • ⇒ Ivo da Silva disse:

      Essa é pra complementar, pois só agora que li a sua pergunta final. A sua pergunta certa seria: quais os risco que ela pode correr? Como te disse anteriormente, o risco que ela pode correr é de estar com HPV. E o que vc deve fazer é levá-la ao ginecologista o mais rápido possível. Pode ser que ela não tenha nada, mas “seguro morreu de velho e o prevenido está vivo até hoje” . Um abraço e boa sorte pra ambos!!!

  88. ⇒ Paulo disse:

    Aconteceu mais ou menos a mesma coisa comigo. Sai com uma moça e ela fez sexo horal comigo. Tranzamos de camisinha, mas estou na dúvida de ter ou não pego HIV.

    • ⇒ Ivo da Silva disse:

      Pode ficar tranquilo que do jeito que aconteceu não tem como você estar infectado, além do mais se você está tão preocupado procure um centro de referência na sua cidade e faça o teste para HIV, não precisa pagar nada, é grátis!!!

  89. ⇒ Dani disse:

    Olá. Conheci uma mulher pelo FB, saímos e ela fez sexo horal em mim e eu a toquei na genitália. Tranzamos com camisinha e eu toquei na camisinha após o ato. Corro o risco de contrair HIV? Como tenho dúvida de ter ou não contraído o vírus, tem algum tratamento para eliminar as chances de contrair? Tipo um coquetel?

  90. ⇒ Joel disse:

    fiquei com uma menina e ela mordeu minha boca e sangrou meu proprio sangue e no outro dia fiquei mal tipo dor de cabeça e tudo q comia fazia minha barriga doer e fiquei gripado sera q peguei aids ???

  91. ? Luiz Carlos disse:

    O meu parceiro fez sexo oral em mim, mas depois ele me beijou na minha boca… e eu tenho uma ferida na boca sera que eu fou contaminado?

  92. ? Alex Almeida disse:

    Gostaria de saber se numa tranza houvi sexo oral sem preservativo mas o com penetração com camisinha, no final do ato quando ejaculei notei que a mesma estava sangrando, a parte que ficou meledo em mim foi a parte final do pênis aquela que fica sem o preservativo(parte final do pênis) retirei a camisinha foi ao banheiro e me laveia parte melada de sangue com água e sabão liquido,essa foi a primeira lavagem,quando deixei a garota de programa onde a peguei voltei para casa muito preocupado e voltei a me lavar de novo lavei até a parte interna do pênis(glande), no outo dia notei que a ação do sabão irritou pele(Gostaria de saber também se ação é no momento ou é depois)chegando a solter uma pele fina mas não feriu.
    Já faz um mes do ocorrido preocupado com DST todo dia observo o meu pênis mas não tem nada,mas gostaria de saber de vocês qual risco eu estou passando.
    O teste VDRL com um mes detecta Hepes,Sifilis,HPV.
    Aguardo respostas.

  93. ? Lilica disse:

    BEBI DA BEBIDA DE UMA PESSOA SOROPOSITIVA.CORRO RISCO?MINHA IRMA TA ME AMEDROTANDO.DEVO FAZER O TESTE?

  94. ? Jp disse:

    Sou sorodiscordante, tenho as vezes um leve, pequeno sangramento na gengiva, se eu beijar meu parceiro, corro o risco de contrair algo? Obrigado

  95. ? Cristina disse:

    EM UMA UNICA TRANSA SEM CAMINHA, COM EJACULAÇÃO , SE EU DESCOBRIR QUE O HOMEM É SOROPOSITIVO, HÁ POSSIBILIDADE DE EU NÃO TER SIDO CONTAMINADA PELO VÍRUS?
    GRATA

  96. ? Samuel disse:

    Adao

    Não, pois a saliva não contamina!

  97. ? Adao disse:

    Gostaria de fazer uma pergunta,se um amulher soropossitivo faz sexo oral em um homem e machuca o penis saindo sangue o parceiro seria contaminado?

  98. ? Andresa disse:

    Se eu beber agua no mesmo copo e no mesmo instante sem lavar que um soro positivo bebeu eu corro risco de ser contaminada pelo virus?

    • ⇒ Paula Tejano disse:

      O jumenta , c nao leu nao “Risco zero. Assim como não existe nenhum risco em compartilhar talheres, cigarro, prato, sabonete, toalha, lençóis, piscina, banheiros, assento de ônibus. Também não existe risco no aperto de mão, abraço, beijo no rosto e beijo na boca”

  99. ? Manuel Andrade disse:

    Se eu fizer sexo(tranzar) desprotegino na praia ou piscina posso apanhar Aids?

  100. ? Edgar Martins da Silva disse:

    Fizeram uma cachorrada comigo.Puserem esperma em um suco de laranja e eu bebi. A pessoa tem hpv. Corro o risco de ter pego a doença?
    Faço da pergunta da Rose a minha…

  101. ? Rose disse:

    Fizeram uma cachorrada comigo.Puserem esperma em um suco de laranja e eu bebi. A pessoa tem hpv. Corro o risco de ter pego a doença?

  102. >> BrasilaAlerta responde ao Edgar disse:

    Edgar, sua pergunta será respondida por um médico brevemente.

  103. >> Edgar disse:

    Gostaria de saber se é possivel: um amigo infectado, usando sonda, me ofereceu de seu suco e tomei um pequeno gole. O fato de ele usar sonda pode liberar sangue a ponto de me infectar por beber de seu suco?

  104. ?Dayanne disse:

    Morder uma pessoa HIV positivo pode se pegar o vírus? Aconteceu uma situação onde uma pessoa mordeu outro que têm o HIV e ouve sangramento, porem o sangue não teve contato com a boca da pessoa que mordeu.

    • >> CSS disse:

      Esta parte do texto pode ser esclarecedora:
      “A única possibilidade de risco seria se a pessoa negativa tivesse uma ferida aberta e extensa na boca e a outra infectada estivesse sangrando em abundância.”

      Não sou especialista no assunto, mas neste caso que você relatou, acho que não ocorreu a transmissão. Caso queira tirar a prova real, após 3 meses do ocorrido, a pessoa poderá fazer um exame gratuito na rede pública de saúde para verificar se está tudo bem.

      • ⇒ Mily disse:

        Se após extração de dente, eu beber no mesmo copo que uma pessoa com hiv posso ser infectada?

      • ⇒ Angela disse:

        Houve um monte de dúvidas sobre a cura da aids hiv, eu também duvidei, mas agora eu tenho a acreditar que o milagre que eu recebi também pode ser de grande ajuda para o mundo. Meu nome é Angela meu email é angelafreemane@gmail.com Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, meu marido descobriu que nós éramos ambos HIV positivo. Nós tentamos por todos os meios para viver nossas vidas, apesar de esta coisa no nosso corpo é apenas quando tropeçavam este poderoso herbalista que ele retratou cura. No início, estávamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e algumas semanas após a conclusão do processo devido a este fitoterapeuta, fomos para um teste como nós também disse, nós foram esmagados felicidade quando recebi os resultados na clínica. A taxa de vírus no corpo e caiu em algumas semanas estávamos completamente cicatrizado. Também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitado pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado, se você quer saber sobre esta chamada fitoterapeuta no 2349032913215 ou e-mail: odincurahiv@gmail.com ou odincurahiv@outlook.com

    • Deus abençoe todos os brasileiros. Jesus está chegando e nós são o sal da terra, precisamos de preparar como boa pessoa não devemos perder o nosso sabor salgado do nosso comportamento porque pessoas mundanas teste sempre nós. Se o nosso comportamento é o meio selvagem para provar que estamos a perder o nosso gosto e fazer o escândalo e parar descrentes que estão prontos para o encontro com o Senhor a qualquer momento. Vamos ser muito bom aos olhos do mundo não irá liberar o nosso gosto, se o sal é destruído será atirado para o mar. E ele pode ser colocado no lago de fogo no momento do juízo. Portanto vamos pregar o amor e o Evangelho do Senhor Jesus Cristo em vez de fazer as coisas terrenas e agora anunciar Jesus Cristo em todos os lugares. Temos agora verificar a nós mesmos o que é bom o que estão a fazer aos olhos de Deus Amém ( vir ao Senhor Jesus Cristo antes de cair doente com doença incurável )