Por que zebras são listradas?

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

“Como a zebra conseguiu suas listras” soa como o título de uma história infantil. Mas não é, e a pergunta foi, ao invés disso, deixada aos zoólogos. Mas eles também deixaram suas imaginações viajarem. Alguns especularam camuflagem (Charles Darwin ridicularizou essa ideia, apontando que zebras pastavam em campo aberto, não em meio à vegetação espessa, onde uma série de listras poderia confundir seus contornos). Outros sugeriram que elas eram uma forma de chamar a atenção de outras zebras do sexo oposto. Listras irregulares não produziriam muito interesse em parceiros em potencial. Um pesquisador propôs que as listras são para as zebras o que rostos são para pessoas, permitindo a elas reconhecerem umas as outras, já que cada animal tem um padrão único. Outro até especulou que predadores poderiam ficar tontos olhando um rebanho de zebras galoparem.
 
Eis que surge, no entanto, uma outra ideia: as listras são uma forma sofisticada de repelente de moscas. Isso foi originalmente proposto nos anos 80, mas nunca foi provado. Agora, um grupo de pesquisadores liderados por Gabor Horvath, da Universidade Eotvos, em Budapeste, relataram no Journal of Experimental Biology que eles acreditam terem conseguido comprovar a tese.
 
A sugestão original era que as listras repeliam especificamente as moscas tsé-tsé. Esses insetos carregam a doença do sono, que é uma maldição tanto de ungulados (animais com casco) quanto para pessoas. Mas as tsé-tsés não são os únicos inimigos dípteros das zebras e, já que são raramente encontradas nos prados da Hungria, Horvath estudou uma alternativa quase tão desagradável: o moscardo.
 
Moscardos também transmitem doenças. Eles também mordem incessantemente, atrapalhando dessa forma os animais de pastoreio a comerem. De fato, estudos anteriores mostraram que ataques de moscas a cavalos e gado reduziam suas gorduras corporais e a produção de leite. Tais estudos também mostraram algo estranho: moscardos atacam preferencialmente cavalos pretos a cavalos brancos. Esse fato levou Horvath a se perguntar como eles reagiriam a um cavalo listrado — em outras palavras a uma zebra.
 
O experimento
 
É difícil fazer experimentos com zebras de verdade. Elas insistem em ficar se mexendo e balançando seus rabos. A equipe, portanto, conduziu o estudo usando objetos inanimados. Alguns eram pintados uniformemente claros e alguns tinham listras de largura variada. Alguns eram bandejas de plástico enchidas de óleo de salada (uma armadilha para qualquer inseto que pousasse). Alguns eram quadros cobertos de cola. E alguns de fato eram modelos de zebra. Eles colocaram esses objetos em um campo infestado de moscardos e contaram o número de insetos que eles prenderam.
 
Sua primeira descoberta foi que listras atraem menos moscas do que cores sólidas e uniformes. Mais intrigante, no entanto, foi a descoberta de que o padrão menos atraente de listras é precisamente o tipo encontrado nas zebras. Listras de zebras, portanto, parecem repelir moscardos.
 
Exatamente o porquê ainda não está claro. Mas Horvath acredita que pode estar relacionado à habilidade do moscardo de enxergar luz polarizada, que impõe um senso de horizontal e vertical em uma imagem. Sabe-se que moscardos preferem luz polarizada horizontal. Possivelmente, as listras na maioria verticais confundem o minúsculo cérebro da mosca e assim a impedem de ver o animal.
 
Outra questão óbvia, no entanto, é por que outras espécies não evoluíram essa elegante forma de repelente de moscas, e quais seriam as consequências se elas tivessem. Se humanos, por exemplo, fossem listrados de preto e branco, a história da violência entre comunidades que ocorreram quando diferentes raças se encontraram poderia não ter sido tão ruim. Uma para Kipling ter ponderado, talvez?

Deixe um comentário

Um comentário para “Por que zebras são listradas?”

  1. ? Luiz Cabral disse:

    A natureza é sábia.