PMDB tem o maior número de governadores eleitos

.
timthuO PMDB é maior partido aliado do governo e elegeu sete governadores nestas eleições, o maior número de governos estaduais eleitos este ano, além de dividir com Dilma a presidência, sendo dono da cadeira do vice Michel Temer. Entre os chefes dos Executivos estaduais vencedores do pleito estão alguns dos maiores colégios eleitorais do país, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

No domingo, 26, foram eleitos: Luiz Fernando Pezão, no Rio de Janeiro; José Ivo Sartori, no Rio Grande do Sul, e Confúcio Moura, em Rondônia. No primeiro turno, já haviam sido eleitos: Paulo Hartung, no Espírito Santo; Renan Filho, em Alagoas; Jackson Barreto, em Sergipe, e Marcelo Miranda, em Tocantins.

Depois do PMDB, vêm PT e PSDB, com cinco governadores eleitos cada. O PT levou os governos dos estados do Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais e Piauí. Já o PSDB conseguiu eleger representantes nos estados: Goiás, Matogrosso do Sul, Pará, Paraná e São Paulo.

PSDB em população governada supera PT e PMDB

Os tucanos governarão, ao todo, 72,3 milhões de brasileiros, (35,7% da população do país), sendo o partido com a maior população governada nos estados. Já PT e PMDB governarão, respectivamente, 24% e 19,9% da população. Em quarto lugar aparece o PSB, governando 7,9% com três governadores eleitos.

No segundo turno, foram escolhidos 14 governadores para estados e o Distrito Federal, enquanto no primeiro turno 13 já haviam definido os eleitos.

Deixe um comentário