Saúde  

Pílula anticoncepcional pode aumentar o risco de glaucoma

O uso prolongado de pílulas anticoncepcionais pode aumentar o risco de desenvolver glaucoma. A doença danifica lentamente o nervo ótico e, apesar de existir tratamento para retardar esse processo, não tem cura.

Um estudo feito pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças americano mostrou que a pílula reduz o nível de estrógeno no organismo da mulher. Segundo os pesquisadores, o hormônio tem um papel importante na proteção da retina, que pode ser afetada com a redução causada pela pílula.

A pesquisa analisou 3.406 mulheres, com mais de 40 anos. As mulheres que tomavam a pílula anticoncepcional há mais de três anos apresentaram um risco duas vezes maior de desenvolver a doença. Segundo os pesquisadores, as chances de desenvolver glaucoma após os 40 anos é pequena, cerca de 1,86%. Mesmo dobrando essa porcentagem, o risco permanece relativamente baixo, com cerca de 4%.

A médica Shan Lin, autora do estudo, diz que os resultados não concluem que o uso da pílula leva, efetivamente, ao glaucoma, mas que mulheres com mais chance de desenvolver a doença, como as que têm histórico na família e afrodescendentes, devem ficar atentas ao tomar a pílula e realizar exames regularmente.

Deixe um comentário