PIB do Brasil deve ‘encolher’ 2,5% neste ano, diz Banco Mundial

.
bandeira-brasil-abrUm relatório divulgado pelo Banco Mundial nesta quarta-feira, 6, prevê que o PIB do Brasil deve “encolher” 2,5% neste ano.

Em seu relatório anterior, divulgado em junho do ano passado, o fundo apontava para um crescimento de 1,1% no PIB de 2016.

O Banco Mundial estima que a economia brasileira tenha sofrido uma contração de 3,7% no ano passado. No relatório anterior, de junho, a previsão era de uma queda de 1,3%.

O IBGE divulgará em março o dado oficial sobre o desempenho da economia brasileira em 2015.

Ainda de acordo com o Banco Mundial, o Brasil deve voltar a crescer apenas em 2017, com uma expansão de 1,4%. No ano seguinte, a expectativa é de um crescimento de 1,5%. No relatório de junho, no entanto, a instituição previa uma alta de 2% para 2017.

“A tranquilização eventual dos temores da inflação e a redução dos déficits fiscais diminuirão a necessidade de maior aumento da taxa de juros e de cortes na despesa pública e deverão preparar o caminho para o retorno ao crescimento em 2017”, diz o Banco Mundial, ressaltando ainda que “o Brasil continua a lutar com incertezas políticas, enquanto o governo enfrenta obstáculos para a austeridade fiscal no Congresso. A estimativa, ainda assim, assume que uma re-ancoragem das expectativas de inflação e uma redução do déficit fiscal vão reduzir a necessidade de maior aperto monetário e fiscal”.

Entre os países da América Latina e Caribe, o Brasil só deve apresentar neste ano um desempenho “menos pior” que o da Venezuela, cuja previsão de contração é de 4,8%.

Já a economia global deve ter uma aceleração modesta em 2016, segundo a instituição, com crescimento de 2,9%. A expansão em 2015 foi de 2,4%.

 

Fonte: Opinião&Notícia

Deixe um comentário