PIB brasileiro registra recuo de 0,5% no terceiro trimestre

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

O PIB brasileiro recuou 0,5% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o segundo trimestre. É o pior resultado desde o primeiro trimestre de 2009, no auge da crise financeira, quando o crescimento econômico do país recuou 1,6%.

Dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira, 3, mostram que o avanço do PIB foi de 2,2% frente ao terceiro trimestre de 2012. No acumulado nos últimos 12 meses a alta foi de 2,3% e no acumulado deste ano, o percentual registrado foi de 2,4%. Em valores correntes, o PIB do terceiro trimestre acumulou R$ 1,2 trilhão.

O resultado confirma a previsão mais pessimista feita por analistas do setor. Uma pesquisa feita pela Bloomberg com 24 economistas previu uma queda entre 0,3% e 0,5% no período de julho a setembro deste ano. Em relação ao terceiro trimestre de 2012, a estimativa era de alta de 2,4%. Com a queda no PIB, o Brasil tem o pior desempenho entre os países que já apresentaram suas contas nacionais para o terceiro trimestre.

A desaceleração da economia brasileira era esperada desde outubro, quando o PIB do segundo trimestre apresentou uma leve alta de 1,5%.

Deixe um comentário