Pela primeira vez, mercado prevê queda da economia também em 2016

.
timthAnalistas de instituições financeiras que elaboram o Relatório Focus, do Banco Central, estimaram pela primeira vez, em seu último relatório, uma queda da atividade econômica também em 2016, prolongando a retração do Produto Interno Bruto (PIB). Para o ano que vem, a estimativa é que o PIB recue 0,15%. As estimativas anteriores projetavam um PIB estagnado no ano que vem. A expectativa para este ano também caiu um pouco, passando de uma contração de 1,97% para 2,01%.

Em relação à inflação do ano que vem, a mediana das previsões do Focus prevê que o IPCA fique em 5,44%, frente à previsão de 5,43% feita na semana passada. A piora afasta ainda mais as chances de o BC conseguir levar a inflação para a meta de 4,5% no ano que vem, como tem prometido. Este ano,  o Focus estima que o IPCA fique em 9,32%, embora os analistas mais pessimistas o projetem na casa de dois dígitos, chegando a 10,02% este ano.

O dólar também está estimado em R$ 4 este ano pela primeira vez no relatório. Até a semana passada, a projeção mais pessimista para o dólar o colocava em R$ 3,90.

Os analistas ajustaram, ainda, suas estimativas para a produção industrial, passando de uma queda de 5,21% para 5%. Em 2016, a projeção do crescimento passou de 1,15% para apenas 1%.

 

Deixe um comentário