Pedro Simon, um defensor da democracia

Por Rudolfo Lago – congressoemfoco.com.br

O senador do PMDB gaúcho foi escolhido pelos jornalistas o parlamentar mais identificado com a defesa dos princípios democráticos. Leia abaixo quem são os parlamentares finalistas nas categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco

Os olhos azuis desse homem de 80 anos não raro aparentam cansaço. Ele próprio já disse que pretende que este seja seu último mandato como senador. Ao final, Pedro Simon (PMDB-RS) pretende se aposentar. De fato, sua posição independente costuma fazer com que os líderes peemedebistas o tolham na hora de escolher presidentes de comissão e relatores de temas importantes no Senado. E os governos acabam por considerá-lo um aliado pouco confiável. Tal postura, por outro lado, pode trazer compensações. Para a maioria dos 183 jornalistas que este ano votaram para indicar os finalistas do Prêmio Congresso em Foco, Pedro Simon é o parlamentar mais identificado com a defesa da democracia.

Ele também é um dos dez senadores eleitos pelos jornalistas entre os que mais se destacaram em 2010. É, assim, um dos finalistas para a escolha do melhor parlamentar do ano. Essa votação, feita pelos leitores do Congresso em Foco, começará na segunda-feira pela internet.

“Sem dúvida, é um reconhecimento importante. Dá energia para continuar”, comemora Simon. Este ano, além de premiar os deputados e senadores que, de um modo geral, tiveram atuação mais destacada, o Prêmio Congresso em Foco distinguirá os melhores em cinco categorias. A defesa da democracia é uma delas. As demais categorias especiais são: defesa da educação; defesa da saúde; defesa do meio ambiente,  e combate à corrupção.

O deputado Chico Alencar (Psol-RJ), escolhido pelos jornalistas como melhor parlamentar do ano, é também finalista na categoria especial “defesa da democracia”. E também na categoria “combate à corrupção”. “A classificação comovente me move, mais ainda, para concluir esse mandato com toda a combatividade pelo interesse público”, comemora Chico Alencar.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR), também indicado entre os melhores senadores de 2010, é outro finalista na categoria “combate à corrupção”. “Essa é a minha bandeira principal”, diz ele. “A corrupção é o mal maior do país”, continua. “Há um dado da Organização das Nações Unidas (ONU) que diz que se o Brasil tivesse os índices de corrupção da Dinamarca, nossos índices de desenvolvimento seriam 70% melhores”, completa.

O Prêmio Congresso em Foco reforça que alguns parlamentares são mesmo campeões de referência em suas áreas. Cristovam Buarque (PDT-DF), considerado pelos jornalistas o melhor senador do ano, foi também, disparado, reconhecido como aquele que mais defende a educação. E a acreana Marina Silva, candidata do PV à Presidência da República, também foi, de forma avançada, a mais lembrada na defesa do meio ambiente.

Na categoria “defesa do meio ambiente”, a escolha dos jornalistas mostrou ainda a divisão de pontos de vista sobre o tema. O novo Código Florestal, em tramitação no Congresso, é muito criticado por Marina e por entidades ambientalistas. Mas elogiado pelos setores ligados ao agronegócio. A divisão refletiu-se no Prêmio Congresso em Foco. O relator do novo Código Florestal, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) está entre os finalistas na categoria. E também o deputado Edson Duarte (PV-BA), o maior adversário de Aldo nas discussões sobre o Código Florestal.
 
Leia abaixo quem são os finalistas em cada uma das categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco:

Defesa da educação:
Sen. Cristovam Buarque (PDT-DF)
Dep. Fátima Bezerra (PT-RN)
Sen. Flávio Arns (PSDB-PR)
Dep. Gastão Vieira (PMDB-MA)
Dep. Maria do Rosário (PT-RS)
Sen. Marisa Serrano (PSDB-MS)

Combate à corrupção:
Sen. Alvaro Dias (PSDB-PR)
Dep. Chico Alencar (Psol-RJ)
Sen. Demóstenes Torres (DEM-GO)
Dep. Flávio Dino (PCdoB-MA)
Dep. Gustavo Fruet (PSDB-PR)
Sen. Pedro Simon (PMDB-RS)

Promoção da saúde:
Dep. Darcísio Perondi (PMDB-RS)
Dep. Dr. Rosinha (PT-PR)
Dep. Rafael Guerra (PSDB-MG)
Sen. Rosalba Ciarlini (DEM-RN)
Sen. Tião Viana (PT-AC)

Defesa do meio ambiente:
Dep. Aldo Rebelo (PCdoB-SP)
Dep. Edson Duarte (PV-BA)
Dep. Fernando Gabeira (PV-RJ)
Sen. Marina Silva (PV-AC)
Dep. Sarney Filho (PV-MA)

Defesa da democracia:
Dep. Chico Alencar (PV-RJ)
Sen. Demóstenes Torres (DEM-GO)
Sen. Eduardo Suplicy (PT-SP)
Dep. Flávio Dino (PCdoB-MA)
Dep. Miro Teixeira (PDT-RJ)
Sen. Pedro Simon (PMDB-RS)

Deixe um comentário