Parlamentares evangélicos atacam união homossexual

Por Edson Sardinha – congressoemfoco.com.br

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) tentará obstruir a votação de projeto de lei que legaliza a união civil entre homossexuais. Eduardo Cunha anunciou que vai entrar com recurso para que o chamado Estatuto das Famílias, que reconhece esse tipo de união, não seja enviado ao Senado sem passar pelo plenário. “Isso irá para o plenário ou para o arquivo morto”, disse o peemedebista, durante audiência pública realizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

O Projeto de Lei 674/07, que cria o Estatuto das Famílias, e o Projeto de Lei 2285/07, do deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), que reconhece a união homoafetiva, tramitam em conjunto em caráter conclusivo na CCJ. E, caso sejam aprovados, só serão apreciados pelo Plenário se houver apresentação de recurso assinado por 51 deputados.
 
Além de condenarem a proposta, parlamentares evangélicos disseram ser vítimas de “perseguição” de homossexuais e defensores dos direitos humanos. “Nós, evangélicos, é que estamos sendo vítimas de discriminação dos homossexuais neste país. Tem lugares a que vamos em que somos objeto de deboche”, discursou o deputado João Campos (PSDB-GO), coordenador da Frente Parlamentar Evangélica, ao propor a rejeição das propostas.

“Queremos defender a vida, a família e os valores evangélicos. Há uma minoria tentando impor, para que o anormal seja considerado normal. Queremos continuar com o direito de sermos normais”, criticou o líder do PHS, Miguel Martini (MG). “Esta Casa tem de ser o baluarte da família brasileira. Não temos vergonha de dizer quem somos e o que queremos”, afirmou o deputado, ligado à Renovação Carismática, da Igreja Católica. 

O discurso dos parlamentares religiosos sinaliza a resistência que o projeto enfrentará na Câmara. Conhecido por defender posições polêmicas, como a ditadura militar, Jair Bolsonaro botou mais lenha na fogueira.   

“Fico imaginando um filho de 12 anos de idade indo para a escola sendo perguntado pelo colega: ‘Joãozinho, a sua mãe é o careca ou o bigodudo’? Eu preferia não ser adotado por ninguém”, ironizou Bolsonaro. “Entendo que o legislador é pra enquadrar as minorias e legislar para as maiorias”, acrescentou o deputado fluminense.

Representantes de entidades religiosas, especialistas em direito de família e integrantes de grupos de lésbicas, gays e transexuais têm apresentado profundas ivergências sobre o assunto na audiência.

Um dos convidados, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, disse que a união civil de homossexuais é o primeiro passo para regulamentar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. “Esse é o jogo no mundo inteiro dos homossexuais. Começa com uma leizinha aqui, outra ali, e chega ao casamento. O resto é conversa fiada para boi dormir, e eu não sou boi”, disse o pastor.

A vice-presidente do Instituto Brasileiro da Família, Maria Berenice Dias, defendeu a união entre pessoas do mesmo sexo e a recente decisão do Superior Tribunal de Justiça que reconheceu a adoção de uma criança por duas mulheres.

A jurista disse que as novas configurações familiares precisam ser acompanhadas pela lei. “Argentina, Uruguai, México e Canadá são alguns dos países que reconhecem essas uniões. Quem conhece esses lugares sabe que, por lá, a família vai muito bem, obrigada”, afirmou. O debate continua no plenário da CCJ nesta tarde. 

A deputada Cida Diogo (PT-RJ) também rebateu as críticas dos parlamentares. “Todos nós somos brasileiros. Todos nós merecemos respeito”, disse, ao defender a união civil de homossexuais.

Deixe um comentário

12 comentários para “Parlamentares evangélicos atacam união homossexual”

  1. ? Wesley disse:

    Gostaria de saber quem é prejudicado quando um homem vive ao lado de outro? e outra coisa, gostaria de saber a quem mais interessa com quem uma pessoa se relaciona a não ser as 2 pessoas?
    E outra, preferem uma criança em um orfanato, ou tendo uma vida digna e com amor?
    As pessoas que pessam que uma relação humossexual é suja, é porque tem base em seus pensamentos e suas atitudes, existem heteros sujos, humossexuais também, existem heteros honestos e com carater, homossexual também, e sabe o que isso quer dizer.
    Todos somos iguais, a não ser o sexo do parceiro, aí vem 2 pergunta.
    Você acha que eu escolhi ser gay?
    E se o seu filho ou neto nascer gay? afinal desde que eu me entendo por gente, nunca tive escolha, tentei mudar o que me é natural (sentir atração apenas pelo sexo masculino), e acabei fazendo pessoas sofrerem, ou seria melhor eu fazer como muitos, que se casam com uma mulher, tem uma familia heterossexual e saio a noite pra ter relação com outros rapazes.
    Isso sim, eu acho pecado, crime e errado, mais amar outra pessoa independente da sexualidade, não ha nada de errado, afinal quando duas pessoas se unem deve ter no minimo um sentimento maior.
    Na sociedade dita (normal, acima citado), se milhares de casos de amantes, de marida que deixa a mulher e se casa com uma mais nova, ou seja, no heterossexualismo o ser humano se torna mais descartavel do que no homossexualismo.
    Você prefiriria que uma criança dissese que seu pai era o careca e o de bigode, ou dizer que passa fome? ou dizer que é maltratado, ou dizer mora na ponto por que seu pai e sua mae esta nas drogas, enfim, o que quero dizer com isso é que temos coisas graves e mais importantes para pensar numa criança, do que qual o sexo dos seus pais, preocupem com a qualidade de vida da criança, e tenho certeza que nao é a sexualidade dos pais que fará uma criança infeliz, se recebe amor e qualidade de vida, porque não.
    Pensem que seus filhos ou netos podem NASCER assim, e que isso não é uma escolha.
    Sou BRASILEIRO, HOMOSSEXUAL e tenho um relacionamento de 12 anos, onde tem muito amor e respeito, ainda não penso adotar uma criança, mais sei que se fosse, daria muito amor e faria essa a mesma muito feliz.
    Aos que ainda acham que estou errado, pense se você teve escolha de nascer na familia em que nasceu, se escolheu nascer no País que nasceu, se teve escolha de ser como você é? Se você acha que consegue trocar sua mãe, seu pai, seus filhos e seus sentimentos, aí sim, aceito calado as criticas do que conseguir e digo que estou errado, amando outra pessoa do mesmo sexo.

  2. ? Eliés Galvão disse:

    Que aburdo!dois homens casados dividindo uma cama de solteiro e ainda tendo uma criança dentro de casa como se fosse seus filhos !

  3. ? Celso de Souza Fagundes disse:

    Dostaria de receber a relação de candidatos do RJ que são contra a união gay e contra o aborto, preciso decidir o meu voto com consciência pela vida e pela moral.

  4. ? Celso de Souza Fagundes disse:

    Gostaria de receber a relação de candidatos que são contra a união gay e contra o aborto.

  5. ? Gerson disse:

    SE VOCE TIVESSE NASCIDO EM UMA ALDEIA INDIGENA ACREDITARIA EM TUPÃ O DEUS TROVAO, E DEFENDERIA ESSA CRENÇA COMO VERDADE ABSOLUTA, SE VOCE TIVESSE NASCIDO NOS EMIRADOS ARABES ACREDITARIA EM ALA, MAOME E DEFENDEIRA ESSA CRENÇA COMO VERDADE ABSOLUTA, SE VOCE TIVESSE NASCIDO NA INDIA ACREDITARIA EM GANESCHA , E DEFENDEIRA ESSA CRENÇA COMO VERDADE ABSOLUTA, AGORA SE VOCE NASCEU NO BRASIL ENTAO VOCE ACREDITA DE DEUS, E TEM A BIBLIA COMO REGRA DE FE E PRATICA, E TEM ISSO COMO VERDADE ABSOLUTA. NEM TODOS TEMOS AS MESMA CRENÇA, POR ISSO NAO TEMOS QUE VIVER SEGUNDO SUAS FÉ

  6. ? Leidjane disse:

    Gostaria de receber a lista dos deputados que são a favor da união homossexual!

  7. ? Paulo Ricardo Mendes disse:

    tambem gostaria de receber os nomes dos candidato, aqui de PERNAMBUCO, que defendem a PNDH3.
    Desde já agradeço se for atendido.

    Gostaria de divulgar o nome deles, para a POPULAÇÃO excluir esses tais da vida PUBLICA
    e mostrar, tando ao SENADO como a CAMARA DE DEPUTADOS, que a população BRASILEIRA, precisa de leis sérias e não daquilo que vai de encontra a palavra de DEUS….

  8. ? Raul Nogueira disse:

    Quero que me enviem os nomes dos candidatos do Estado de São Paulo que são a favor do aborto e do pacote todo de legalização daquilo que a palavra do Senhor afirma ser abobinação ao nosso Deus.

    Tem tantas passagens, na Bíblia, que falam contra isto que passaria um bom tempo escrevendo.

    Não somos contra os que decidem por outras preferências diferentes daquela que Deus determinou, pois Deus os ama e nós evangélicos também amamos a todos os homens e mulheres independentes de côr, religião e preferência sexual, o que não concordamos é com o que praticam.

    Deus não criou um terceiro grupo. Está escrito: Deixará o HOMEM, pai e mãe, se unirá a sua MULHER e os dois serão uma só carne. Tanto não é normal que a fala deles é que é uma PREFERÊNCIA. É ALGO APREENDIDO e não natural.

    Espero em Deus que homens e mulheres que irão ajudar a governar este país entendam que com Deus não se brinca. Muitas coisas estão acontecendo e irão acontecer contrários a Palavra de Deus, mas ai daqueles pelos quais virão os escandalos. Nada escapa aos olhos Daquele que um dia cada um deverá prestar contas.

  9. ? Vitor disse:

    Eu também teria prazer de saber quem defendendo essa pouca vergonha que é a PNDH3

  10. ? Wander Gualberto disse:

    Gostaria de receber a lista destes cabras que defendem o PNDH3 ou outras coisitas mais…
    tambem a nivel estadual, federal e no senado
    Antecipo agradecimentos,

  11. ? Ailton Siqueira disse:

    Gostaria de saber como tenho acesso a algumas informações como:

    A relação dos parlamentares que se dizem evangélicos;
    A frequências dos mesmos nas assembléias;
    Essas informações a nível Estadual; Federal e Senado.

    Desde Já agradeço a atenção dispensada

  12. ? Hudson Silva disse:

    Me envie todos os nomes de deputaos que apoia a PNDH 3

    Hudson silva

    Assembleia de Deus de BH MG
    OBRIGADO