Papado de Bento XVI pode estar em seus últimos dias

Saúde do Papa gera especulações no Vaticano sobre possível renúncia.

O papa João Paulo II morreu em abril de 2005, aos 84 anos, vítima de choque séptico e problemas cardíacos. Ele sobreviveu a um câncer, estava nos últimos estágios do Mal de Parkinson, e nos anos que antecederam seu agonizante fim, as discussões sobre a mórbida e politicamente incorreta espera por sua morte, eram constantes.

Emissoras de TV alugaram sacadas nos arredores da Basílica de São Pedro, e todas as grandes publicações ao redor do mundo se planejaram, com apartamentos alugados e hotéis ocupados por meses. Mas sua morte não saiu como planejado. Várias passagens pelo hospital em 2005 funcionaram como ensaios para aquele que se tornou um dos maiores eventos midiáticos de todos os tempos. João Paulo II finalmente morreu, depois de vários dias de sofrimento lento, nos quais a imprensa do Vaticano afirmava que seu quadro de saúde estava melhorando. Milhares de fiéis peregrinaram a Roma, realizando uma vigília na Praça de São Pedro, onde cantaram e rezaram até que a luz se apagasse em sua famosa janela.

Joseph Ratzinger foi eleito em um conclave secreto semanas mais tarde, e se tornou o papa Bento XVI. Aos 78 anos, ele se tornou o papa mais velho em quase 300 anos. Seria um exagero dizer que a mídia mundial está se preparando para o próximo funeral papal com a mesma intensidade do anterior, mas sem sombra de dúvida, a saúde do atual papa está sendo acompanhada com atenção.

Aos 84 anos, o papa Bento XVI começa a dar sinais de declínio. No início do mês, quando ele começou a usar a mesma plataforma móvel para percorrer a Basílica de São Pedro, jornalistas do Vaticano começaram a especular sobre sua saúde, e de certa forma, a se preparar para o inevitável. “O propósito da plataforma é exclusivamente aliviar os esforços de Sua Santidade, como já acontece no uso do Papamóvel”, afirmou o Padre Federico Lombardi, assessor de imprensa do Papa.

Bento XVI tem um histórico de problemas médicos. Em 1991, antes de se tornar papa, ele teve um derrame hemorrágico que afetou sua visão. No ano seguinte, desmaiou em seu banheiro, cortando a cabeça e precisando de vários pontos. Durante a Missa de Páscoa de 2009, ele tropeçou e precisou da intervenção de seus ajudantes para evitar uma desastrosa queda nos degraus da Basílica. Durante a Missa de Natal, uma mulher ultrapassou a barreira, derrubando o pontífice. Ele saiu ileso, mas ficou visivelmente abalado com o incidente.

Não importa por quanto tempo Bento XVI viva, o passatempo popular de adivinhar quem será o próximo papa já se espalhou pelas esquinas romanas. Mas o atual pontífice não precisaria necessariamente morrer para que a sucessão acontecesse. Ele poderia se aposentar. Quando liderava a Congregação de Doutrina da Fé, ele tentou se aposentar duas vezes por “problemas de saúde”, mas João Paulo II se recusou a aceitar sua demissão. Numa biografia, escrita em parceria com o jornalista alemão Peter Seewald, Bento XVI afirmou não ver nada de errado na aposentadoria papal: “Se um papa reconhece que não é mais capaz física, psicológica e espiritualmente de desempenhar as funções de seu cargo, então ele tem o direito, e, em alguns casos, a obrigação, de renunciar”.

O famoso jornalista Antonio Socci aumentou o pânico escrevendo no jornal Libero que o papa poderia deixar o cargo na próxima primavera. “Esse boato circula pelos altos escalões do Vaticano, e, portanto merece atenção. O Papa não rejeita a possibilidade de renunciar ao cargo quando chegar aos 85 anos em abril do ano que vem”, escreveu o jornalista.

Especulações à parte, o Papa não dá sinais de que deixará o cargo tão cedo. E apesar de um ou outro problema que surja com a idade, ele se encontra em um momento bem melhor que o que seu antecessor viveu na mesma idade. No entanto, isso não fará com que os observadores parem de especular ou que a mídia pare de se preparar.

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Deixe um comentário

24 comentários para “Papado de Bento XVI pode estar em seus últimos dias”

  1. ? Hélder Laissone disse:

    Vi este artigo. Obviamente depois da renúncia papal feita, apelo a todo católico a recorrer a oração, pedindo a Deus que ilumine ao nosso Papa Bento XVI.

  2. ? Ana disse:

    Aos irmãos que atacam a Santa Igreja e o Santo Padre com tanto ódio no coração:
    “E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e eu te darei as chaves do reino dos Céus: e tudo o que desatares sobre a terra, será desatado também nos céus.” (Mt. 16, 18)

    Como isso é claro e positivo! Jesus Cristo muda o nome de Simão, em pedra (aramaico: Kephas, significa pedra e pedro, numa única palavra, como em francês Pierre é o nome de uma pessoa e o nome do minério pedra).

    Deus fez diversas vezes tais mudanças, para que o nome exprimisse o papel especial que deve representar a pessoa. Assim mudou o nome de Abrão em Abraão (Gn 17, 5), para exprimir que devia ser o pai de muitos povos.

    Mudou ainda o nome de Jacob em Israel (Gn 32, 28) para significar a “força contra Deus“. Assim Jesus Cristo mudou o nome de Simão em Pedro, sobre a qual estará fundada a Igreja, sendo o seu construtor o próprio Cristo.

    Em todo o trecho em que Nosso Senhor confirma S. Pedro como primeiro Papa, fica evidente que Ele se dirige, exclusivamente, a S. Pedro, sem um mínimo desvio: “Eu te digo… Tu és Pedro… Sobre esta pedra edificarei… Eu te darei… O que desatares…”

    S. Pedro é a pessoa a quem tudo é dirigido … é ele o centro de todo este texto.

    Esse ponto é muito importante, pois a interpretação truncada de alguns irmão quer admitir o absurdo de que Nosso Senhor não sabia se exprimir corretamente. Eles dizem que Cristo queria dizer: “Simão, tu és pedra, mas não edificarei sobre ti a minha Igreja, por que não és pedra, senão sobre mim.” Ora, é uma contradição, pois Nosso Senhor alterou o nome de Simão para “Kephas”, deixando claro quem seria a “pedra” visível de Sua Igreja.

    A primazia de S. Pedro comprovada nas Sagradas Escrituras e na Tradição

    “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus” [a S. Pedro] – (Mt. 16, 17-19) – Primazia de jurisdição sobre todos, pois é a ele que a sentença é dita.
    Portanto irmãos, e assim vos digo, pois somos todos iguais perante o Senhor Deus, tirem esse ódio de vossos corações enquanto é tempo.
    Peço a Deus que vos abençoe.

  3. ? Olavo disse:

    O Papa, representa Deus na terra, merece todo nosso respeito, ele é nosso pai terreno espiritual, um dia aqueles que tem opiniões erradas do trabalho de Bento XVI vão ter surpresas, quem prega a Palavra de Deus, é testemunho de tudo que fala, seus ensinamentos, seu amor à Igreja de Cristo, amor aos povos sofridos, ataca o mal pela raiz, como uma espada de dois gumes, a exemplo de Jesus, que atacava os doutores da lei, por que falavam e não viviam como exemplos.

  4. ? Manto Negro disse:

    A ascenção do oitavo rei

  5. ? lídio disse:

    Que Jesus e Maria santíssima estejam sempre com você meu irmão e que nosso jesus possa curar o ódio em teu coração. a cruz sagrada seja minha luz, não seja o dragão meu guia. Sao bento

  6. ? Cristus Angelus disse:

    Bento XVI ! Seu fim trará o começo do fim, e após a Luz eterna. Creia ou não, O Grande Rei está voltando e tomará seu Trono e seus filhos como prometido. Assim Seja!

  7. ? Marcos Silva disse:

    Sinceramente, não entendo porque tanto ódio e hostilidade contra a Igreja Católica. Uma Instituição que tem mais de 2000 mil anos de história, com certeza terá períodos de paz e de guerra,de amor e ódio,de luzes e trevas e vitórias e tristezas. Deus não escolheu anjos para conduzir sua Igreja ,mas homens fracos e pecadores. O próprio Pedro negou jesus por três vezes. Vocês que se dizem “leitores´´ assíduos da bíblia ,devem saber que na biblia existe uma numerologia que expressa “totalidades´´. Assim a expressão “Pedro negou Jesus por três vezes ´´,expressa a totalidade da negação de Pedro. Mas, o mais importante é que Jesus escolheu esse mesmo apóstolo para apascentar seu rebanho e confirmar os irmãos na fé. E note que Pedro já era seguidor de Jesus quando essa negação aconteceu. Infelizmente muitos que se dizem crentes,salvos e remidos,estudam a bíblia sem nenhuma iluminação,e com uma leitura errônea e deturpante. Ler o livro do Apocalípse com todas as suas simbologias sem estudar o contexto da época e sem entrar em contato com o tipo de experiência mística que João viveu na ilha de Pátmos. Isso é um atentado contra o verdadeiro estudo da bíblia,feito dentro de sua contextualidade histórica,geográfica,catequética e teológica. Por causa dessa “anomalia no estudo bíblico ´´,é que surgem muitos falsos profetas ensinando doutrinas duvidosas . O movimento Adventista é uma dessas falsas profecias que já preveu o fim do mundo por três vezes ,marcando inclusive dia e mês para o evento que na teologia é chamado de Parusia,que significa o retorno glorioso de Cristo,que só o Pai celeste sabe o tempo determinado. Depois interpretam erroneamente o papa como a besta apocaliptica. Quero saber qual dos papas? Pois,para vocês que não estudam a história do cristianismo ,saibam que existe no Oriente, o papa cópta ,que é tão papa,quanto é o de Roma. Digo para essas pessoas que ao invés de estudarem com seriedade e humildade a santa Palavra de Deus unida com a Sagrada Tradição Apostólica ,pela qual Martinho Lutero devotou um grande amor,ficam agora denigrindo a maneira de expressar a fé e a crença dos outros, que usem o respeito e a caridade cristã .

  8. ? Wallace disse:

    desculpa o erro ai
    a palavra do simbolo e obelisco

  9. ? Wallace disse:

    Entao nao percam mais tempo em permanecer acreditando numa mentira,Deus e bom e quer nos salvar meus queridos. essa prostituta q usa o obelico como um dos seus simbolos e muitos desconhece o significado do obelisco que e o penis de baal um deus que exige sacrificios de criança,essa igreja e do diabo e disfarçada de santa e muitos vao apos ela.Continuo alertando, sai do meio dela povo meuuuuu…esse e o grito de DEUS.

  10. ? Wallace disse:

    e digo mais meus queridos, dela saira a besta e arrastara muitos catolicos e ate msm quem nao ler a biblia. Sai do meio dela povo meu…isso e falado por Deus no apocalipse. Eu nasci no catolicismo e hj conheço e busco me aprofundar na verdade q e a biblia e preste mais atençao meus amados ate os judeus reconhecerao que cristo ja veio pois os mesmos nao aceitaram o verdadeiro. A biblia diz q muitos estao se perdendo por nao conhecer a palavra de Deus.

  11. ? Wallace disse:

    Meus amados com todo respeito e sem querer ofende-los.Mais prefiro que vcs fiquem mal comigo sabendo da verdade do q viverem na mentira. A igreja catolica q muito mudou com relaçao a igreja primitiva. A mesma e a grande meretriz do apocalipse e esta caminhando pra destruiçao, apocalipse diz que ela veste escarlata e purpura e e adornada de ouro e pedras preciosas,ela matou santos na inquisiçao, ela se prostitui com os reis da terra, a sua sede esta sobre sete montes,ela e idolatra,ela nega a cristo quanto a ecumenismo sendo que so jesus e o caminho e nao existe outro meus amados. Essa prostituta vai cair..

  12. ? Marcio disse:

    Realmete o proximo papa sera a besta descrita em apocalipsce, eu nao entedo como pessoas “conseguem ser enganadas” , papa JOAO paulo II santo? kkk , homem nenhum tem autoridade nem capacidadde para santificar ou julgar alguem como santo ,.

  13. ? Metatron disse:

    Finalmente se comprirá Apocalipse 13. A besta que emerge da Terra.

    Quem tem entendimento leia Apocalipse 13. O setimo rei durará pouco tempo , e o oitavo rei , será a propria besta.

    O proximo papa será o falso profeta que irá apoiar o Anti-cristo.

  14. ? João Victor disse:

    Olha eu acho (na minha opinião) que não deve ser um problema de saude mais sim a idade avançada que só para lembrar Sua Santidade tem quase 86 anos de idade e isso é normal para um pessoa dessa idade.
    Então vamos rezar pela a Saúde dele amem

  15. ? Claudinei disse:

    Papa Bento XVI, levará seu pontificado até onde for a vontade do “Espirito Santo”, não adianta de nada especulações sobre a saúde ou que ele venha renunciar…O nosso pai supremo vai guiar todo seu caminho, e no momento certo será encaminhado ao PAI, ninguém pode prever a vontade de DEUS, Bendito o que vem em nome do Senhor, Bento XVI, vida longa ao Pontifice romano.

  16. ? Victor disse:

    Papa Bento esta fazendo o bem para nossa Igreja ele beatificou um dos grandes homens do mundo o João Paulo II. Desculpa falar mais o que acontece que os cardeais nomeados pelo Papa ficam doidos para que o papa morra para ter CONCLAVE NO VATICANO. Minha Opinião. Victor 07/05/2012.

  17. ? Victor disse:

    O que acontece e que precisamos de rezar pelo Papa Bento XVI para que possa viver muitos anos pois este Papa esta fazendo o bem para nossa Igreja ele beatificou um dos grandes homens do mundo o João Paulo II. Desculpa falar mais o que acontece que os cardeais nomeados pelo Papa ficam doidos para que o papa morra para ter CONCLAVE NO VATICANO. Minha Opinião. Victor 07/05/2012.

  18. Amém, Leonardo Augusto, amém!

  19. ? Leonardo Augusto disse:

    O Papa Bento XVI é, sem dúvida, um dos maiores Pontífices da História da Igreja. Devemos estar sempre em oração para que nosso querido Papa viva ainda por muitos anos. O objetivo de torná-lo um Papa de transição está se tornando, a exemplo do que planejaram quando elegeram João XXIII, uma especial ocasião de renovação e transformação na Igreja.
    Deus abençoe nosso pai espiritual e conceda-lhe muita saúde e força para permanecer exercendo o ministério que lhe foi confiado!