Saúde  

Os avanços no tratamento contra o câncer

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

A descoberta do câncer ainda é uma notícia que abala emocionalmente o paciente, mas hoje em dia as chances de cura são bem maiores: em média, 75% dos casos de câncer descobertos em estágio inicial têm cura — 40% a mais do que na década de 1970.

Além disso, o índice de regressão de alguns tipos de câncer, como o de fígado, é de 85%. Na década passada esse índice era de 35%. O oncologista Sergio Simon, do Hospital Albert Einstein, ressalta que os pacientes sem chance de cura também estão levando uma vida melhor, graças aos novos medicamentos. Atualmente há cerca de 170 mil brasileiros nessa condição. Segundo Simon, “pelo menos a metade deles consegue manter uma rotina razoavelmente normal”.

Resistência a tratamentos e vacinas

O câncer de pulmão em fase de metástase é um dos mais agressivos e resistentes a tratamentos. Mesmo assim, a sobrevida média de um paciente nesse estágio da doença aumentou de apenas sete meses na década de 1990 para dois anos atualmente.

A luta contra o câncer também vem encontrando respaldo no aperfeiçoamento dos tratamentos cirúrgicos e nos estudos que buscam o desenvolvimento de vacinas terapêuticas. A FDA, agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA, aprovou há dois meses a primeira vacina contra a doença, que é destinada a pacientes com câncer de próstata.

Atualmente, há também 295 novos medicamentos em estudo, três vezes mais do que há dez anos.

Deixe um comentário