Mundo  

Obama lidera lista dos mais poderosos; Dilma aparece em 22ª

 

Dilma é o primeiro nome latino-americano a figurar no ranking anual da revista norte-americana Forbes.

O presidente dos EUA, Barack Obama, aparece em primeiro lugar na lista anual dos mais poderosos do mundo elaborada pela revista norte-americana Forbes. Dilma, que no ano passado apareceu em 16º lugar, nesta edição foi eleita como a 22ª pessoa mais poderosa do mundo.

Obama recuperou a primeira posição, que no ano passado ficou com o presidente da China, Hu Jintao. Na 22ª posição da lista, Dilma é o primeiro nome latino-americano a figurar no ranking, seguida pelo mexicano Carlos Slim, na 23ª colocação.

Fatores levados em conta

O segundo e o terceiro lugares do ranking deste ano foram ocupados pelo primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, e pelo chinês Hu Jintao, respectivamente. A primeira mulher a figurar na lista é a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que ocupa o quarto lugar.

Dilma agora passa a ser a quarta mulher mais poderosa do mundo, atrás de Angela Merkel, Sonia Ghandi, presidente do Congresso Nacional da Índia, e Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA. Em agosto, a Forbes havia classificado Dilma como a terceira mulher mais poderosa do mundo.

A revista levou em conta quatro fatores para escolher o grupo de 70 indivíduos: sobre quantas pessoas eles têm poder, quais recursos eles controlam, se têm influência em mais de uma esfera e como administram seu poder.

Fonte: votebrasil.com

Deixe um comentário