O pré do Pré-sal da Petrobras!

.
Por Claudio Schamis
.

petrobras23-300x194E não é que de tanto fazer acabaram chegando no ponto G da terra! Se o pré-sal já é fundo imagina agora com as declarações do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Acho que está dando até para ver um japonês comendo sushi lá do outro lado da terra. O fundo do poço existe. E já que é de poço que estamos falando ele é da Petrobras. Brasil, sil, sil.

Mas é claro que pelo roteiro já constitucionalizado pelos políticos é praxe falar diante de um escândalo que não se sabia de nada. Isso deve estar até no juramento dos políticos. Juro por minha honra (ops!) defender, blá, blá, blá, e negar de pés juntos ou não quando meu nome for envolvido em algum escândalo e se não houver saída, juro renunciar ao meu cargo no momento para algum tempo depois ter a chance de voltar a honrar o meu partido e minha pátria já que o povo estúpido que é certamente me elegerá novamente.

Deveria ser lei que se um político for condenado ou renunciar ao cargo para fugir da cassação de seu mandato ele fica automaticamente banido de Brasília, não podendo exercer qualquer atividade política ou ter algum cargo público tanto lá como em seu estado natal ou qualquer estado que faça parte do território nacional. E isso só para garantir que ele não se mude para o Acre e se candidate.

É tão grave mais esse escândalo que fica complicado digerir qualquer outra coisa. Só estou esperando quando vão falar que isso do Paulo Roberto Costa falar somente agora foi coisa do capeta e como capeta entenda o que você quiser para mudar as eleições 2014, já que com os nomes e partidos apresentados na denúncia era para nem ter mais eleição, pois se continuarem a cavar vão descobrir. O chato disso é que não acham uma digital da Dilma, do Lula, do Renan Calheiros, da Roseana Sarney, do Sérgio Cabral, do Eduardo Alves ou dos vários nomes no local do crime. Tudo deve ser feito e falado com luvas e celulares descartáveis e não rastreáveis. Se estou vendo muito filme? Sim estou. Mas a vida real é um roteiro digno de Hollywood. Pois quando se pega um ou outro, o chefão fica resguardado e os que são pegos logo são soltos, como o Zé Dirceu, o Delúbio Soares e o Valdemar Costa Neto que serão soltos até dezembro. O que é uma lástima. Por mim apodreciam na Papuda.

E se você for analisar é só tubarão: É o presidente do Senado, Renan Calheiros, o presidente da Câmara, Henrique Alves, do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão e por aí vai. Até o falecido Eduardo Campos apareceu na denúncia.

Ou seja, a coisa está entranhada em todos os partidos e poderes, seja o executivo, legislativo e o judiciário. E com certeza para garantir o êxito da missão custe o que custar.

Dilma e os ‘malfeitos’ no seu governo!

dilma_petro1-300x200Dentre outras coisas que me irritam na presidente Dilma é a falta de coragem de admitir que mesmo sendo ela o que é, como gestora, que ela pecou em não perceber o que faziam em seu governo, em sua gestão.

Fica mais feio ainda a presidente tentar com jogo de palavras minimizar o que não pode ser minimizado.

O estrago feito na Petrobras não pode passar como um simples ‘malfeito’. Malfeito na minha época era quando se fazia um trabalho do colégio “em cima das coxas” como também se dizia.

Malfeito é outra coisa. O que foi feito foi um roubo, um desvio de dinheiro, uma má conduta e não apenas o sumiço de um grampeador.

Foi roubo e quase muito bem-feito, pena que alguém acabou falando.

Se ela pelo menos admitisse o feio seria até um pouco bonito. Mas Dilma é dura, e, hipócrita igual o seu criador Lula.

O fato de Dilma reconhecer que “tudo indica” ter havido problemas na estatal é tripudiar da capacidade de parte do povo que nem tudo que ela fala ele acredita. É claro que tem pessoas ainda que vão falar batendo no peito que a Dilma foi também tão enganada como todos nós. E que ela é vítima também. Tô quase chorando de pena.

Mas para deixar todo mundo tranquilo, Dilma disse que a “sangria” na Petrobrás foi estancada. Ah, então me animei até para ir para a praia ler um livro.

O pior disso tudo é que ainda sim existem pessoas que vão achar que a Dilma é uma heroína. E que outro no lugar dela deixaria o “paciente” sangrar até a morte.

Poucos percebem que o papel de uma presidente é colocar pessoas no comando de uma empresa do porte da Petrobras que não permitam que sangrem a empresa e não é agir somente depois do tiro. Colocar o cadeado depois que a porta foi arrombada não surte o mesmo efeito que teria se o cadeado já estivesse na porta.

Para refletir antes de votar. Você sabia?

Você sabia que no Brasil, 80% das estradas não contam com pavimentação?

Você sabia que a agência de classificação de risco Mody´s colocou a nota do Brasil em perspectiva negativa?

Você sabia que um levantamento mostrou a disparada nos custos de limpeza da Câmara dos Deputados no Rio de Janeiro? Mas de que adianta só aumentar os custos se a Câmara continua suja?

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambientes fechados.

 

Deixe um comentário