Número de eleitos para base aliada sobe para 402 deputados

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

A base aliada do presidente Lula e favorável à eleição de Dilma Rousseff aumentará para 402 deputados federais em 2011. O número é 13% maior que a quantidade de eleitos há quatro anos, quando o presidente iniciou o segundo mandato. O PT é o partido com o maior número de cadeiras, tendo uma bancada de 88 parlamentares, seguido do PMDB com 79 deputados. Foi o que mostrou um levantamento do Congresso em Foco feito no fim da apuração do último domingo,3.

Em um eventual governo de Dilma Rousseff, a Câmara dará ainda mais tranquilidade à petista, enquanto José Serra terá dificuldades com a oposição, se for eleito. A oposição ao governo formada por PSDB, DEM, PPS e PSOL vai encolher, sendo a previsão de redução de 29%. Apesar de ter caído de 59 para 53 parlamentares, o PSDB se mantém como a terceira força na Casa.

PT pode disputar presidência da Câmara

Com o aumento do número de parlamentares, o desejo do partido de ter a maior bancada da Casa e disputar a presidência pode ser realidade. Nas eleições de 2006, a legenda tinha 83 deputados, cinco a menos do que neste ano.

 

Deixe um comentário