Brasil  

Nova fase da Lava Jato ouve tesoureiro do PT

.
Do Congresso
em Foco
.
vaccari1A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (5) nova fase da Operação Lava Jato, que investiga desvios de recursos na Petrobras. Cerca de 200 agentes federais e servidores da Receita Federal cumprem 62 mandados judiciais em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Bahia e em Santa Catarina. Um dos alvos desta nova etapa é o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Ele foi levado à superintendência da PF em São Paulo para prestar depoimento e deve ser liberado em seguida. Antes, os agentes da condução coercitiva, os agentes fizeram buscas e fizeram busca e apreensão na casa do petista.

Vaccari Neto foi apontado pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef, delatores do esquema, como um dos operadores do PT. Ele sempre negou envolvimento com o esquema. A nona etapa da Lava Jato foi batizada de “My way”, em alusão à canção de Frank Sinatra e à forma com que o ex-gerente da estatal Pedro Barusco, que admitiu ter recebido cerca de US$ 97 milhões de propina, se referia ao seu ex-chefe, o ex-diretor de Serviços Renato Duque, acusado de pedir vantagens financeiras em contratos em nome do PT.

 

Ao todo, são cumpridos  nesta quinta-feira 18 mandados de condução coercitiva, um de prisão preventiva, três de prisão temporária e 40 de busca e apreensão. Segundo a PF, a nova fase foi originada a partir da colaboração de um dos investigados, documentos e contratos apreendidos em fases anteriores, além de informações prestadas por uma ex-funcionária de empresa que foi alvo da operação.

Com informações da Agência Brasil

Mais sobre a Operação Lava Jato

rticula sem um janta

Deixe um comentário