Saúde  

Mortes por dengue no país aumentaram 96% em 2013

O Ministério da Saúde revelou nesta terça-feira, 19, que o número de mortes por dengue teve um crescimento de 96% este ano em comparação ao total de 2012, saltando de 292 mortes para 573. Os casos graves da doença no país passaram de 3.957 para 6.566, um aumento de 65%.

A maioria dos casos, 63%, foi registrada na região Sudeste do país, com 57 mortes confirmadas só no estado do Rio de Janeiro, onde o índice de infestação do Aedes aegypti, mosquito vetor da doença, é considerado de alto risco.

Dois fatores são responsáveis pelo aumento no número de casos no país, um problema que costuma aparecer especialmente no verão: temperaturas elevadas aliadas a períodos de chuvas. Segundo especialistas, é preciso fortalecer um novo projeto nacional de prevenção da doença para que o verão que se aproxima não seja cenário de uma nova epidemia de dengue.

Dengue nos EUA

A dengue não é só um problema no Brasil. Está se espalhando pelos Estados Unidos também. Surtos da doença, que antes eram raros, estão sendo registrados a cada ano com mais frequência por lá. Mais comum em países tropicais, a doença é responsável por cerca de 25 mil mortes por ano no mundo.

Nos EUA, a Flórida, as regiões do Central Valley e da baía de São Francisco, na Califórnia, são as mais afetadas pela doença. O mosquito também foi encontrado em Tucson, Arizona.

Aquecimento global

Os cientistas acreditam que as mudanças climáticas são responsáveis pela proliferação do mosquito no sul dos Estados Unidos, que tem o clima mais quente que o resto do país.

Fonte: opiniaoenoticia.com.br

Deixe um comentário