Prêmio Congresso em Foco: Marina e Chico Alencar lideram preferência dos jornalistas

Por Sylvio Costa – congressoemfoco.com.br
A senadora Marina Silva (PV-AC) e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) são os melhores parlamentares deste ano, segundo os 176 jornalistas que participaram da primeira fase de votação do Prêmio Congresso em Foco, realizada por este site em conjunto com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.
Especializados na cobertura do Congresso Nacional, os jornalistas indicaram os deputados e senadores que participarão da fase decisiva do prêmio, a se realizar de hoje até 19 de novembro, período no qual os internautas definirão a classificação final dos pré-selecionados e ainda os vencedores em outras quatro categorias:
– os parlamentares que mais se destacaram nas áreas de combate à corrupção, defesa do meio ambiente e da educação (leia mais); e
– a melhor iniciativa do Congresso em 2009.
De acordo com as regras do prêmio, independentemente da votação final que tiverem na consulta aos internautas, Marina e Chico Alencar já receberão prêmios especiais por terem sido os mais votados pelos jornalistas.

Os pré-selecionados
Como os votos apurados dos jornalistas resultaram em empate na última colocação, tanto na Câmara quanto no Senado, o número de parlamentares pré-selecionados para a votação na internet ficou ligeiramente acima do total de dez senadores e 25 deputados previstos.
Assim, 27 deputados federais e 11 senadores disputarão o voto dos internautas como os melhores congressistas de 2009.
Segue a relação dos indicados e o número de votos que eles obtiveram dos jornalistas:

Senado Federal
Marina Silva (PV-AC) – 89 votos
Demóstenes Torres (DEM-GO) – 84 votos
Pedro Simon (PMDB-RS) – 72 votos
Cristovam Buarque (PDT-DF) – 63 votos
Renato Casagrande (PSB-ES) – 53 votos
Eduardo Suplicy (PT-SP) – 45 votos
Paulo Paim (PT-RS) – 42 votos
Flávio Arns (sem partido-PR) – 42 votos
Alvaro Dias (PSDB-PR) – 40 votos
Aloizio Mercadante (PT-SP) – 37 votos
Arthur Virgílio (PSDB-AM) – 37 votos

Câmara dos Deputados
Chico Alencar (Psol-RJ) – 60 votos
Gustavo Fruet (PSDB-PR) – 56 votos
Fernando Gabeira (PV-RJ) – 42 votos
Flávio Dino (PCdoB-MA) – 37 votos
Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) – 36 votos
Michel Temer (PMDB-SP) – 31 votos
Maria do Rosário (PT-RS) – 26 votos
Mauricio Rands (PT-PE) – 25 votos
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) – 24 votos
Luiza Erundina (PSB-SP) – 18 votos
Henrique Fontana (PT-RS) – 18 votos
ACM Neto (DEM-BA) – 14 votos
José Carlos Aleluia (DEM-BA) – 14 votos
Beto Albuquerque (PSB-RS) – 13 votos
Ivan Valente (Psol-SP) – 13 votos
Arnaldo Madeira (PSDB-SP) – 11 votos
Ronaldo Caiado (DEM-GO) – 11 votos
Aldo Rebelo (PCdoB-SP) – 8 votos
Miro Teixeira (PDT-RJ) – 7 votos
Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) – 7 votos
Luciana Genro (Psol-RS) – 6 votos
Júlio Delgado (PSB-MG) – 6 votos
José Eduardo Cardozo (PT-SP) – 6 votos
Dr. Rosinha (PT-PR) – 6 votos
Sarney Filho (PV-MA) – 5 votos
Vicentinho (PT-SP) – 5 votos
Rita Camata (PSDB-ES) – 5 votos

O prêmio
Em sua quarta edição, o Prêmio Congresso em Foco tem o patrocínio da Petrobras e da AmBev e o apoio da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJDF) e do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).
Vários cuidados foram tomados para garantir a segurança na votação. Primeiro, o internauta deve digitar um código criptográfico que impede a utilização de robôs ou qualquer sistema de execução de votos em série. Ele também deve indicar um e-mail no qual receberá o link para confirmação do voto. O voto somente será computado depois de confirmado por e-mail, o que elimina a possibilidade de utilização indevida de e-mails de terceiros.
Cada internauta poderá votar em até dez deputados federais e cinco senadores, na escolha do prêmio principal. E indicará somente uma opção nas categorias especiais (melhor iniciativa do Congresso em 2009 e parlamentares que mais se destacaram nas áreas de combate à corrupção, promoção do meio ambiente e defesa da educação). Durante toda a votação, serão monitorados os servidores de internet de onde vêm os votos (os chamados IPs de saída), podendo ser bloqueado aquele IP que apresentar quaisquer indícios de uso irregular.
O Prêmio Congresso em Foco, um convite à analise do desempenho individual dos representantes eleitos, é um esforço para alcançar ao mesmo tempo vários objetivos:
– Reconhecer o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam no cumprimento de suas obrigações.
– Valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que melhorar a qualidade da nossa representação política é possível.
– Estimular a população a analisar o desempenho individual dos representantes eleitos, propiciando a participação política dos cidadãos na definição dos congressistas a serem agraciados.
– Contribuir para formar eleitores mais conscientes, capazes tanto de ver o Congresso e a política com maior acuidade quanto de exercer integralmente a cidadania.
– Difundir o conceito democrático de que os direitos e deveres dos eleitores vão além do simples ato de votar, a cada eleição, e devem necessariamente incluir o acompanhamento ativo, permanente e consciente da atuação dos representantes eleitos.
– Enfrentar mitos que afastam vários brasileiros da vida política, como as ideias de que todos políticos são iguais ou  de que uma representação legislativa trabalhando em favor da população é sempre impossível, noções aliás muitas vezes usadas para justificar teses autoritárias (como o fechamento do Congresso) ou cínicas (tipo “já que liberou geral, locupletemo-nos todos”).

Deixe um comentário