Mundo  

Mapa dos piores e melhores países do mundo para trabalhar

.

A Confederação Sindical Internacional (ITUC), organização internacional de sindicatos que avalia os direitos trabalhistas em vários países do mundo, divulgou esta semana um mapa dos melhores e piores países para se trabalhar. Os países foram classificados em uma escala que vai de um (para os melhores) a cinco (para os piores).

Para criar o mapa, a ITUC avaliou 97 quesitos em 139 países, entre eles a liberdade para se filiar a sindicatos, direitos coletivos e o acesso do trabalhador aos processos e proteções legais.

A ITUC também produziu um relatório sobre o ranking alertando sobre a situação trabalhista no mundo. “Somente nos últimos 12 meses, governos de 35 países prenderam trabalhadores como uma tática para desestimular exigências por direitos democráticos, como melhores salários e mais segurança no trabalho”, diz o relatório.

O Brasil foi classificado com a nota três, que diz que o país falha em garantir direitos trabalhistas. Entre os países latino-americanos, o Uruguai foi o único que recebeu a nota um. O país ganhou destaque no relatório como um exemplo de respeito às leis trabalhistas.

 

Fontes: The Washington Post-MAP: The worst places in the world to be a worker, Opinia&Noticia – Mapa dos piores e melhores países do mundo para trabalhar

Deixe um comentário