Maioria dos adultos não sabe matemática básica no Brasil

.
matematicaUm estudo feito em 25 cidades brasileiras revelou que a maioria dos adultos com mais de 25 anos não sabe matemática básica.

Leia também: O medo da matemática
Leia também: Estudo relaciona falta de hormônio na gravidez a crianças ruins de matemática

Ainda de acordo com o estudo, encomendado pelo Instituto TIM, 75% dos adultos brasileiros não sabem médias simples, 63% não conseguem responder a perguntas sobre percentuais, 75% não entendem frações e 69% não sabem fazer contas com taxas de juros.

O resultado de avaliações similares em nações ricas é, em média, quatro vezes superior.

Além disso, 43% dos entrevistados afirmaram que a matéria mais detestada na escola foi a matemática e 65% disseram que não tiveram facilidade com a disciplina.

O coordenador do estudo, Flavio Comim, docente da UFRGS e professor visitante de Cambridge, ressaltou que “uma sociedade que sabe pouco de matemática é pouco competitiva, como mostra a comparação internacional”.

O estudo contou com a participação de 2.632 pessoas com idade média de pouco mais de 40 anos. O número médio de anos de estudo dos brasileiros entrevistados ficou em torno de 8,3.

Dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica de 2013 mostram que apenas 9,3% dos estudantes concluem o ensino médio com o nível adequado em matemática.

 

Fonte: Opinião&Notícia

Deixe um comentário