Lula tem mais chances de ser eleito do que Dilma

Dilma tem apenas 30% das intenções de voto para a reeleição e Lula teria melhor desempenho como candidato do PT, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira, 18, pelo jornal O Estado de S. Paulo. Após os protestos, a presidente despencou 28 pontos desde março, quando o último levantamento foi divulgado.

Marina, ainda sem partido, obteve 22% das intenções de voto; Aécio Neves, 13%; e Eduardo Campos, 5%. Se houvesse um segundo turno entre Dilma e Marina, elas disputariam voto a voto, já que ficaram na pesquisa tecnicamente empatadas, com 35% e 34% dos votos, respectivamente, enquanto contra os demais candidatos a presidente ganharia nas urnas com folga.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 14 de julho em 140 municípios em todos os estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos. As eleições estão marcadas para o dia 5 de outubro de 2014.

Lula tem 41% das intenções de votos

Se o ex-presidente Lula se candidatasse à eleições de 2014 no lugar de Dilma, ele teria mais chances de vencer nas urnas. Lula somou 41% das intenções de voto diante dos mesmos adversários de Dilma. Contra ele, Marina, Aécio e Campos obteriam 18%, 12% e 3% dos votos, respectivamente.

Joaquim Barbosa nas urnas

Se o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, participasse da disputa, conforme o clamor nas redes sociais, obteria 6% dos votos contra 29% de Dilma. Os demais candidatos teriam 21% (Marina), 12% (Aécio) e 5% (Campos). Já, contra o ex-presidente Lula, Barbosa manteria os 6% e o adversário teria 39% dos votos. Os demais concorrentes obteriam 19% (Marina), 12% (Aécio) e 3% (Campos).

Votos espontâneos

Na indicação espontânea dos eleitores sobre o candidato que votariam, Dilma caiu de 35% nas intenções para 16%, em relação a março. Já Lula teve 12% das indicações; Aécio, 5%; Marina, 4%, Joaquim Barbosa, 3%; Eduardo Campos, 1% e Geraldo Alckmin, 1%.

Lula nega possibilidade de candidatura

O ex-presidente, porém, negou mais uma vez a possibilidade de ser candidato em 2014 e reafirmou apoio à reeleição de Dilma, em palestra em São Bernardo do Campo, em São Paulo, nesta quinta-feira. Para ele, Dilma possui qualidades que nenhum candidato tem.

“Eu tenho candidata a presidente da República. A companheira Dilma é uma extraordinária presidenta, uma extraordinária candidata e não vejo ninguém com as qualidades dela para assumir a presidência desse país”, afirmou Lula.

Deixe um comentário