Brasil  

Lula não é mais ‘o cara’ no exterior

.

timthNo final da década passada, Lula chegou a ser considerado “o político mais popular do planeta” pelo presidente dos EUA, Barack Obama. “Este é o cara”, Obama chegou a dizer em 2009. Agora o escândalo de corrupção na Petrobras e a crise econômica em que o país se afunda começam a prejudicar, também, a imagem do ex-presidente no exterior.

Analistas estrangeiros entrevistados pela BBC concordaram que Lula já não é mais ‘o cara’, embora seu ‘legado social’ ainda inspire algum respeito.

“Qualquer um que esteja seguindo os acontecimentos do Brasil de perto vai acabar com uma opinião mais crítica sobre ele [Lula], porque esses problemas de corrupção, afinal, não surgiram no atual governo”, disse à BBC a professora Wendy Hunter, da Universidade do Texas e autora de um livro sobre o Partido dos Trabalhadores.

Para Michael Shifter, presidente do centro de pesquisa Inter-American Dialogue, a imagem de Lula “perdeu o brilho”, o que reflete também a falta de entusiasmo com o Brasil e sua economia em geral.

Matthew M. Taylor, professor da American University e pesquisador do Brazil Institute do Woodrow Wilson Center, diz que Lula já não empolga, embora seja respeitado por suas políticas sociais e externa. De um modo geral, os analistas observam que Lula apreciava o palco global e parecia se sentir confortável tanto em meio à elite política como em comícios populares. Dilma, por outro lado, parece menos à vontade sob os holofotes e menos carismática em geral.

Para Peter H. Smith, professor da Universidade da Califórnia,  embora Lula ainda seja uma figura que divide opiniões no exterior, qualquer observador mais atento entende “que os problemas e esquemas que estão vindo à tona agora começaram muito antes, ainda sob Lula”, diz.

Deixe um comentário