Lula indica três possíveis substitutos para Guido Mantega

.
timthEm meio à incerteza sobre a equipe econômica que será formada para o segundo mandato do governo de Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula indicou três nomes para ocupar o lugar de Guido Mantega no Ministério da Fazenda.

Entre os indicados está o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco; o ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; e o ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa.

Considerado por pessoas próximas um administrador firme, Trabuco representaria uma mudança radical na gestão de Dilma. A presidente deixaria de ter, por exemplo, liberdade para intervir na política econômica.

Dilma ainda não se pronunciou sobre as indicações. Nos próximos dias, a presidente vai descansar em uma praia na Bahia para se recuperar da intensa campanha eleitoral. Na última segunda-feira, 27, ao ser questionada sobre a indicação de Trabuco, Dilma disse que dará o nome dos ministros “no tempo exato”.

Seja quem for o escolhido, o próximo ministro da Fazenda já tem um grande desafio pela frente: evitar que o Brasil perca o grau de investimento que conquistou em 2008, na gestão de Lula.

Na última segunda-feira, a agência de classificação de risco Fitch anunciou que vai avaliar a capacidade do governo brasileiro de estimular o crescimento econômico e promover um ajuste fiscal. Já Standard & Poor’s (S&P) declarou que os sinais políticos e a capacidade de execução do novo governo serão determinantes para o futuro do rating soberano do país.

Deixe um comentário

Um comentário para “Lula indica três possíveis substitutos para Guido Mantega”

  1. ⇒ Lobo disse:

    O Lula é o presidente do Brasil?