Lula é mais responsável no caso Petrobras do que Dilma, diz FHC

.
timtEm entrevista à Reuters, Fernando Henrique Cardoso, que governou o Brasil entre 1995 e 2002, afirmou nesta segunda-feira, 23, que o ex-presidente Lula tem mais responsabilidade política pelo escândalo de corrupção na Petrobras do que a presidente Dilma Rousseff.

“Se alguém tem mais responsabilidade política por isso [caso Petrobras], é ele, não ela”, disse FHC, destacando ainda que os ex-executivos da estatal agora acusados foram nomeações políticas feitas durante o governo Lula.

De acordo com Fernando Henrique, as indicações de diretores da Petrobras feitas por partidos não eram um segredo para ninguém.

Um dos delatores da Operação Lava Jato, o ex-gerente de serviços Pedro Barusco, no entanto, afirmou recentemente que o esquema de pagamento de propinas na Petrobras começou durante o governo tucano, em 1997.

Apesar dos atuais protestos antigoverno e dos pedidos de saída de Dilma da presidência, FHC afirmou que o PSDB não tem interesse no impeachment de Dilma.

Aos 83 anos, o ex-presidente tucano, que ainda é um líder influente no PSDB, afirmou que a deposição de Dilma logo após sua reeleição seria um processo destrutivo para a democracia brasileira, principalmente porque ainda não há qualquer evidência de que ela tenha participado do escândalo de corrupção na Petrobras.

Na avaliação de FHC, a economia brasileira não vai se recuperar até pelo menos o fim de 2015.

Deixe um comentário