Lula é a sua própria piada!

.
Por Claudio Schamis
.

Em uma das raras manifestações públicas após o fim do julgamento do mensalão, Lula protagonizou um verdadeiro show de stand-up comedy na entrevista concedida à TV portuguesa RTP. Acho que era para ter sido uma entrevista séria, mas não foi.

Lembro quando Lula disse que assim que acabasse o julgamento ele iria falar tudo o que pensa sobre o (não?) ocorrido. Se foi isso o que ele fez, lascou tudo de vez e deixou claro que na política não há nenhuma hipótese de se fazer amigos. Você meu amigo de fé, meu irmão camarada, só na música do Roberto Carlos.

Lula teve a coragem – para isso tenho que tirar o chapéu para ele – de falar que o esquema não existiu e que o julgamento foi 80% político. Se ele tivesse ficado só nisso… Mas não, ele foi além. Lula teve o despautério de falar que apesar de ter companheiros do PT presos, não se trata de gente de sua confiança. Hellouuuu, como assim? Genoino, Dirceu principalmente, da noite para o dia não são (mais) da confiança do Lula? Então como você põe uma pessoa em que não confia como ministro da Casa Civil? Ou na presidência do PT, partido que você fundou? Pelos seus lindos olhos verdes? E olha que os de nenhum deles são verdes. Pelos seus cachos dourados? Dificilmente, né? Ah, deve ter sido então porque você confiava neles na época, né? E agora, com eles presos, a confiança nunca existiu? Ou ela acabou? Se ela acabou porque eles foram presos, e eles foram presos porque fizeram o que ficou provado, então é porque você então acreditou, né? Se não é isso, então é o quê, Lula?

Dá para explicar de novo? Vai ver você não entendeu a pergunta. Só pode ser.

Mas Lula disse que o tempo se encarregará de recontar a história e provar que o mensalão realmente não existiu, que foi um simples acerto de pagamento para honrar dívidas de campanha de partidos aliados que não foram contabilizadas. Ah, então a culpa é só do contador.

Ah, Lula, chega de ser ridículo. Só teus amigos e adoradores é que engolem isso ainda. Já deu, né? Infelizmente não foram encontradas provas que te colocassem na cena do crime. O seu crime até agora foi perfeito. Parabéns.

Na entrevista, Lula voltou a negar que seja candidato à presidência e afirmou que Dilma irá vencer novamente as eleições. Disse ainda que saíra às ruas para fazer campanha como cabo eleitoral e que não quer cargo político. Como é que é? Até parece que você já não está exercendo um agora em paralelo ao governo Dilma, dando pitaco, demitindo, admitindo pessoas. O carinha lá que recebe o Bolsa Família pode até acreditar no seu conto da carochinha, mas eu não.

Lula e a Copa

Com relação aos gastos para a Copa do Mundo, Lula disse que não se faz uma Copa pensando em dinheiro e que o evento é um encontro de civilizações, onde o Brasil terá a oportunidade de mostrar sua cara. Acontece que ele se esquece que o que estão fazendo para que seja possível acontecer uma Copa do Mundo aqui com o tal padrão FIFA é um engodo. Estão criando uma maquiagem para o mundo ver, mas a vida real não vai aparecer. A falta de escolas, o caos na saúde, a insegurança, os trens quebrados e lotados – é bem capaz de colocarem toda a frota para enganar o mundo –, nada disso irá transparecer. Ainda nessa entrevista, Lula disse que iremos mostrar um país “com pobreza, com tudo o que o Brasil tem, mas com beleza também.”

Esquece-se o Lula que não há nenhuma beleza em deixar a Educação, a Saúde e a Infraestrutura Básica ao deus dará. Saiba então, Lula, que somos um país pobre duas vezes.

O problema é que depois que escuto Lula dizer que “não vamos conseguir em 11 anos nem 15 anos resolver as mazelas e as responsabilidades de cinco séculos, mas que conseguimos evoluir de maneira extraordinária” isso me causa um tremendo mal-estar. Fica transparente que, sai governo, entra governo, fica governo, eles sempre dizem que fizeram seu melhor e “blá, blá, blá”. Agora vai com o “blá, blá, blá” falar com a família que teve alguém morto na fila de um hospital, ou vai com esse “blá, blá, blá” pedir paciência ao paciente que tem que esperar uns três anos para fazer a sua cirurgia. Fala “blá, blá, blá” para a mãe que não consegue matricular seu filho na escola. E “blá, blá, blá”.

Tenho plena convicção que se vocês quisessem melhorar alguma coisa, tanto na Saúde como na Educação, vocês faziam. O dinheiro está aí. A arrecadação de impostos está mais alta do que nunca. Nunca se pagou tanto imposto. Roubem menos, desviem menos, reduzam a burocracia, aumentem a fiscalização – mas para isso tem de haver o mínimo de interesse – e façam a coisa acontecer.

Mas, infelizmente não estarei aqui para ver o Brasil que eu esperava ver. Nem meu filho. Nem meu neto. E nem sei qual a geração que irá conseguir essa dádiva. Será preciso reinventar o homem com novos princípios, conceitos. Do jeito que está…

 

 

CPI da Petrobras: Para quem será afinal?

Depois de tentarem de todas as maneiras atravancar a criação de uma CPI exclusiva para o caso Petrobras, o presidente do Senado, Renan Calheiros, deu o sinal verde para o inicio da CPI, porém ele quer que ela aconteça no Senado, que é onde o governo tem uma maioria mais confiável para proteger e blindar o Palácio do Planalto. Já a oposição quer uma comissão mista, composta de senadores e deputados.

Nada mais justo e nada mais racional. Seria e será ridículo que não se acate esse pedido de uma comissão mista e tenhamos então duas comissões correndo em paralelo, investigando a mesma coisa.

E como essa história estourou justamente em ano de eleição e num momento em que a presidente Dilma não estava bem na foto, será fácil que tenhamos uma batalha campal, que no fim das contas vai atrasar a investigação e, com isso, criar uma tentativa de salvar o que resta do governo Dilma e obviamente a Dilma, antes que o desespero deles comece e os leve ao que todos estão começando a suspeitar. E que soltem de vez o grito de “Volta, Lula”, aí então para o nosso desespero total e irrestrito.

Como gosta o Lula, só o tempo nos dirá quem está certo. E esse é um tempo que acaba logo ali, bem depois da Copa.

Mas fica muito claro e transparente que o governo vai fazer de tudo para desvirtuar a verdade a todo custo.

Feliz dia do Trabalho!

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão. Não fume em ambiente fechado.

 

Deixe um comentário