Lula deverá vetar a emenda de Simon

Fonte: monitormercantil.com.br

O presidente Lula está sinalizado a possibilidade de vetar a emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que define a partilha igualitária dos royalties do pré-sal entre estados e municípios, com compensação da União para as unidades federativas que perderem receitas. Essa possibilidade foi levantada nesta quinta-feira pelo ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Segundo ele, o assunto ainda vai ser avaliado pelo governo. “mas a tendência é de veto”.

Apesar disso, o ministro considerou positiva a aprovação dos projetos do marco regulatório do pré-sal no Senado e afirmou que isso era necessário para permitir à Petrobras ampliar seus investimentos. Na madrugada desta quarta-feira, o Senado aprovou o projeto que autoriza o governo a ceder onerosamente até 5 bilhões de barris de petróleo para a Petrobras, por 44 votos a favor, seis contra e cinco abstenções.

O texto aprovado foi o mesmo votado pela Câmara dos Deputados. Agora, a matéria segue diretamente para sanção do presidente Lula. A Petrobras espera captar no mercado US$ 25 bilhões com a capitalização da empresa. O Senado também aprovou ontem o projeto que cria o Fundo Social e o modelo de partilha para a exploração do pré-sal.

Deixe um comentário