Lula acredita em vitória do PT nas eleições de 2010

Por Mário Coelho – congressoemfoco.com.br

O presidente Lula afirmou, em entrevista publicada neste domingo (9) pelo jornal espanhol El País, que não vê possibilidade de o PT perder as eleições de outubro. O discurso otimista veio após ele dizer acreditar que não haverá mudanças no comando do país, independente do resultado. “Ganhe quem ganhar, ninguém fará nenhum absurdo. O povo quer seguir caminhando, e não retroceder. No entanto, não vejo a possibilidade de que [o PT] perca as eleições”, disse.

As eleições de outubro não foram o único tema abordado pelo presidente na entrevista. Ele fez críticas à pouca representatividade da Organização das Nações Unidas (ONU) e à crise nuclear envolvendo o Irã. “Por que o Brasil não é um membro do Conselho de Segurança? Por que não a Índia? Por que não há nenhum estado africano?”, perguntou. Ele dise também que a ONU precisa mudar porque, com a atual configuração, “representa muito pouco”.

Sobre o Irã, Lula disse que pretende esgotar as possibilidades de acordo com o país. para que ele possa continuar enriquecendo urânio, dando-nos a tranquilidade de que só vai utilizá-lo para fins pacíficos”, disse. O Brasil se ofereceu para mediar a crise. Países de primeiro mundo, especialmente os Estados Unidos, querem que o Irã deixe de enriquecer urânio. O temor é que, depois, ele seja usado para a construção de bombas atômicas.

Lula ainda tratou de outro assunto com o periódico. Afirmou que o Brasil teve coragem para enfrentar a crise econômica, em especial a de 2008. Isso ocorreu, de acordo com ele, porque o Estado fez investimentos em setores importantes da economia brasileira. Para o presidente, se continuar o trabalho feito na área fiscal e monetária, o Brasil pode se tornar uma “potência respeitada” em todo o mundo. “Se a economia continuar crescendo entre 4,5% e 5,5%, em 2016 poderá se tornar a quinta economia mundial”, afirmou o presidente.

Deixe um comentário