Ler para bebês aprimora a capacidade intelectual

.
tiA Academia Americana de Pediatria divulgou este mês sua nova cartilha. Nela pediatras afirmam que é importante ler para o bebê logo após o nascimento, não apenas na segunda parte da infância.

Segundo os pediatras, antes dos três anos de idade, o cérebro humano passa por uma importante fase do desenvolvimento. Ler para a criança nesse período ajuda a aprimorar seu vocabulário e sua capacidade de comunicação.

A pediatra Pamela High, que redigiu a cartilha, recomenda médicos a orientar pais a ler para as crianças. “A leitura deve ser uma atividade em família divertida e diária”, diz Pamela.

De acordo com os especialistas, da mesma forma que a fala e os gestos, a leitura tem um importante papel no desenvolvimento do vocabulário infantil, pois aumenta o número de palavras escutadas por ela. Isso faz com que a criança se torne uma pessoa com maior capacidade de expressão e de aprendizado escolar.

Os pediatras afirmam que quanto mais cedo os pais começarem a ler para os filhos melhor. O ideal é adquirir esse hábito logo após o nascimento. “Adquirir esse hábito nos primeiros três anos pode, realmente, poupar os pais de muitos problemas depois em relação à educação”, diz Dipesh Navsaria, professor na Universidade de Pediatria e Saúde Pública de Wisconsin, EUA.

                 Opinia&Noticia- Ler para bebês aprimora a capacidade intelectual

Deixe um comentário