Juros do cheque especial registram maior alta em 12 anos

Fonte: opiniaoenoticia.com.br
 
O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira, 24, que a taxa de juros do cheque especial chegou a 188% ao ano, a maior desde abril de 1999, quando estava em 193,7% ao ano. No empréstimo consignado, a alta foi menor, de 27,7% para 27,9% ao ano.

O BC informou ainda que a taxa média de juros ao consumidor caiu pelo segundo mês consecutivo, de acordo com a pesquisa mensal de crédito. Nos últimos dois meses, a taxa caiu de 46,8% para 45,7% ao ano. Para as empresas, no entanto, a taxa média de juros voltou a subir, depois da queda registrada em junho, e chegou a 31,4% ao ano.

O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, disse que julho é sazonalmente um mês mais fraco para o crédito, mas que os números refletem também o impacto das medidas de restrição aos financiamentos e a desaceleração da economia.

Ele ressaltou que não é possível falar em uma tendência de queda nos juros para as pessoas físicas, apesar da redução nos últimos dois meses. “Para caracterizar tendência, precisamos esperar mais”, afirmou.

De acordo com Maciel, agosto é um mês de recuperação no crédito e os dados das primeiras semanas ainda não mostram impactos das turbulências recentes no mercado financeiro.

 

Deixe um comentário