José Dirceu: Dilma vai herdar votos de Lula

Por Renata Camargo – congressoemfoco.com.br

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu disseque está confiante na transferência de votos do presidente Lula para a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Ao chegar ao 4º Congresso do Partido dos Trabalhadores, que será realizado até sábado (20) no Centro de Convenções de Brasília, Dirceu declarou que espera que Dilma seja aclamada ainda hoje como candidata do PT.

“Lula tem 23% nas espontâneas. Lula vai transferir os votos para Dilma nas classes de um a dois salários mínimos e de dois a cinco salários”, avaliou o ex-ministro, referindo-se a levantamento do Ibope divulgado nesta quinta-feira. Pela pesquisa espontânea, Lula aparece como o mais lembrado para a Presidência, com 23% das intenções de voto. O governador de São Paulo, José Serra, vem atrás, com 10%, seguido de Dilma, com 9%. O presidente, porém, não pode concorrer a um terceiro mandato consecutivo.

“A expectativa é que Dilma seja candidata por unanimidade”, disse o ex-deputado, cassado em 2005 sob a acusação de ser um dos mentores do esquema do mensalão. Membro do diretório nacional do PT, ele perdeu os direitos políticos por oito anos. O ex-ministro declarou que ainda não está definido qual será seu papel na campanha de Dilma. “Não faço nada por iniciativa própria, o que eu fizer será a mando do partido”, disse.

Dirceu não deixou claro se subirá no palanque de Dilma, mas rechaçou a ideia de que sua presença poderá interferir negativamente na campanha de ministra por causa do processo a que responde no Supremo Tribunal Federal (STF) no caso do mensalão. “Não acho que eu ou qualquer outro possa tirar voto de Dilma”, afirmou.

Para o ex-ministro, uma possível candidatura de Ciro Gomes à Presidência também não atrapalhará o bom desempenho de Dilma nas eleições. “Ele não é problema. A campanha de Dilma tem apoio dos principais partidos”, disse.

A ministra da Casa Civil também participa do encontro do PT. No momento, os membros do partido promovem um seminário a portas fechadas. Dilma chegou ao evento vestida de azul, e não falou com a imprensa. “Azul é minha cor preferida”, brincou Dirceu ao responder por que Dilma estaria vestida com a cor do principal partido de oposição nas próximas eleições presidenciais, o PSDB.

Deixe um comentário