Itamaraty inicia manobra para blindar Lula de investigação

.
timthumb.phpO Itamaraty iniciou uma manobra para impedir a divulgação de documentos que relacionam o ex-presidente Lula com a empreiteira Odebrecht, investigada na Operação Lava-Jato.

Leia mais: Lula é suspeito de tráfico de influência internacional

A denúncia foi feita nesta sexta-feira, 12, pelo jornal Globo. Segundo a reportagem, o jornalista Filipe Coutinho, da revista Época, usou a Lei de Acesso à Informação para solicitar ao Itamaraty documentos que revelam as operações internacionais da Odebrecht entre 2003 e 2010.

Classificados como “Reservados”, categoria que perde sigilo em cinco anos, os documentos já estavam livre ao acesso público. Porém, um memorando enviado pelo diretor Departamento de Comunicações e Documentação do Itamaraty (DCD), o ministro João Pedro Corrêa Costa, pediu a mudança da classificação dos documentos para “Secretos”, aumentando em 15 anos o prazo para divulgação. Assim, os eles permaneceriam sigilosos por mais 10 anos.

Em um trecho do memorando, obtido pelo jornal, Costa pede a reavaliação do grau dos documentos. “Nos termos da Lei de Acesso à Informação (LAI), estes documentos já seriam de livre acesso público. Não obstante, dado ao fato de o referido jornalista já ter produzido matérias sobre a empresa Odebrecht e um suposto envolvimento do ex-presidente Lula em seus negócios internacionais, muito agradeceria a Vossa Excelência reavaliar a anexa coleção de documentos e determinar se há, ou não, necessidade de sua reclassificação para o grau de secreto”, diz Costa.

O departamento do Itamaraty responsável pela busca e entrega do material solicitado pela LAI já havia copilado os documentos para entregá-los ao jornalista, quando recebeu o memorando de Costa.

Em abril deste ano, o Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito para investigar se Lula cometeu crime de tráfico de influência, ajudando a Odebrecht a obter contratos bilionários com o BNDES para projetos no exterior entre 2011 e 2014.

Deixe um comentário

Um comentário para “Itamaraty inicia manobra para blindar Lula de investigação”

  1. http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/4098513/itamaraty-faz-manobra-propoe-burlar-lei-para-proteger-lula-diz
    http://www.gamalivre.com.br/2015/06/itamaraty-deflagra-operacao-para.html
    COISA ABJETA – NAÇÃO BRASILEIRA JÁ ESCRAVIZADA DO COMUNISMO DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DO PT.
    PT TEM AVAL COMPLETO DO SEU MILITANTE ITAMARATY MANCOMUNADO COM OS CRIMES DO COMUNISTA CHEFE DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA DO PT; O LULA.
    “Itamaraty faz “manobra” e propõe burlar lei para proteger Lula, diz O Globo”
    Itamaraty faz “manobra” e propõe burlar lei para proteger Lula, diz O Globo”
    “Segundo o jornal, ministério fez manobra para evitar que alguns documentos que ligavam o ex-presidente à empreiteira Odebrecht e que já estariam abertos ao público, fossem divulgados ”

    ITAMARATY COVIL DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA COMUNISTA DO PT QUE FALIU A BRASILEIRA QUE DEBOCHE DETESTÁVEL? POIS,

    SE FOR VERDADE, QUE ESSE “ITAMARATY” “MINISTÉRIO” CONTAMINADO POR COMUNISTAS DO PT – BURLANDO LEI – OBJETIVO PROTEGER OS CRIMES CONTRA A NAÇÃO PRATICADO PELO COMUNISTA LULA – LIVRAR O CHEFE DA SÚCIA DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA COMUNISTA DO PET QUE FALIU A NAÇÃO;
    A toda evidência, esse ministério (covil de comunistas) da pior espécie inimiga do Brasil;
    ESSE DESGRAÇADO ABJETO PERVERTIDO DEVE SER FUZILADO PELA FORÇA INCOERCÍVEL DO POVO BRASILEIRO MEMBRO DA HUMANIDADE QUE ELE E A SÚCIA DO PT FALIRAM!
    COM O DEVIDO RESPEITO, AS FORÇAS ARMADAS ESTÃO DE OUVIDOS MOUCOS OU ADERIRAM, TRANSFORMAR EM ESCRAVA A NAÇÃO BRASIL EM COLÔNIA COMUNISTA DO PT…
    http://www.gamalivre.com.br/2015/06/itamaraty-deflagra-operacao-para.html
    “Política, cultura e o poder por trás dos panos.
    Itamaraty propõe burlar lei para proteger Lula
    sexta-feira, 12 de junho de 2015 – 10:32 hs. Deixe um comentário. “
    Diplomata pede sigilo de papéis sobre ex-presidente e Odebrecht, que, pela lei, são públicos.
    http://www.fabiocampana.com.br/2015/06/itamaraty-propoe-burlar-lei-para-proteger-lula/
    “Política, cultura e o poder por trás dos panos.
    Itamaraty propõe burlar lei para proteger Lula
    sexta-feira, 12 de junho de 2015 – 10:32 hs. Deixe um comentário.”
    Diplomata pede sigilo de papéis sobre ex-presidente e Odebrecht, que, pela lei, são públicos.
    http://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/4098513/itamaraty-faz-manobra-propoe-burlar-lei-para-proteger-lula-diz