Inovação da engenharia, academias ao ar livre são a cara do Rio neste verão

Fonte: crea-rj.org.br

Elas fazem parte do estilo de vida carioca e, desde 1999, integram a paisagem das praias do Rio. As academias ao ar livre instaladas na orla são intensamente utilizadas pelos moradores da cidade no verão, que muitas vezes aproveitam as estruturas sem se darem conta de que se trata de belas inovações na área da engenharia. O engenheiro Marcus Moraes, formado pela UFRJ naquele ano, desenvolveu como trabalho de conclusão de curso o projeto de implantação e operação das academias gratuitas, equipadas com aparelhos de musculação em aço inox. A grande novidade se deu por conta da estrutura inoxidável, que mantém a durabilidade mesmo com a maresia. Outra característica importante é a facilidade de manutenção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rio Academia já é tradição em Ipanema

 “Além da matéria-prima, desenvolvemos equipamentos mais robustos e com maior simplicidade para manutenção pública. O acabamento do aço inox também é próprio para a exposição ao sol, pois reflete os raios solares e não esquenta tanto. Além disso, os estofados são feitos com o mesmo material utilizado em embarcações navais e sem costura, para ter maior durabilidade”, explica Marcus.

 Outro ponto exclusivo dos aparelhos projetados pelo engenheiro é o uso de anilhas para o sistema de cargas das máquinas. As placas e cabos são pontos frequentes de quebra dos equipamentos utilizados em academias particulares, mas em academias públicas eles precisam aguentar um fluxo intenso de alunos e ter a mínima necessidade de manutenção.

 Os freqüentadores de Ipanema foram os primeiros a se beneficiar da academia ao ar livre. No verão de 1999, os equipamentos integraram a paisagem de uma das mais lindas praias cariocas num período de oito meses. Desde então, o projeto Rio Academia passa 90 dias diante do mar, disponível para todos que quiserem praticar musculação. No dia 15 de janeiro de 2012, os aparelhos instalados no início deste verão serão recolhidos e bem guardados, para voltarem à orla na próxima estação de sol intenso.

 A ideia de academias ao ar livre combinou tanto com o estilo de vida do carioca que o projeto se expandiu para comunidades pacificadas. Complexo do Alemão e Cidade de Deus já contam com a estrutura gratuita para a prática de musculação e a próxima será inaugurada na Rocinha, em fevereiro de 2012.

Mas as academias itinerantes, sozinhas, não dão conta do gosto dos moradores do Rio pelos exercícios ao ar livre. Foi pensando nisso que Marcus elaborou um outro projeto que estimula a ginástica na praia: os Mobiliários Urbanos Esportivos. As estruturas fixas já estão instaladas ao longo da orla carioca e, nelas, os usuários podem realizar alongamentos e exercícios de ginástica sem necessariamente ter acompanhamento profissional. Vão de Botafogo ao Recreio, passando por Leme, Copacabana, Ipanema, São Conrado, Leblon e Barra da Tijuca.

 Além de diversas cidades no Estado do Rio de Janeiro, municípios do Ceará, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina já receberam os dois tipos de instalação. Marcus alerta que em todas elas há a preocupação fundamental de registrar as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) nos Creas de cada região. “Estamos sempre atentos às exigências legais para garantir a segurança dos usuários”, destaca o engenheiro.

 Em 2010, o engenheiro entrou com o pedido de patente dos equipamentos, que foram licenciados para a OSCIP Arte e Vida. A organização capta recursos através da Lei de Incentivo ao Esporte para a implantação de academias ao ar livre em comunidades pacificadas e mobiliários na orla dos municípios do Rio de Janeiro e Niterói. Desta forma, o trabalho de Marcus Moraes, associado ao da OSCIP, contribui para a democratização das atividades físicas na cidade do Rio de Janeiro, beneficiando moradores das mais diversas áreas com os mesmos projetos.

Deixe um comentário

7 comentários para “Inovação da engenharia, academias ao ar livre são a cara do Rio neste verão”

  1. ? Eurico Pacifico disse:

    Gostaria de obter informacoes 98-8114 8309 Eurico Pacifico

    • Sou o engenheiro responsavel pelo projeto e proprietario da Mude Mobiliarios Urbanos Desportivos, empresa que implantou estas academias. Voce pode enviar um email ou entrar em contato pelos telefones 21-7936-0200 ou 7811-1010.

  2. ? Walcir Alegre disse:

    GOSTARIA DE SABER O CUSTO PARA IMPLANTARMOS A ACADEMIA AO AR LIVRE.
    TEL: 022 98318434

  3. ? Rafael Pereira disse:

    GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES PARA IMPLANTARMOS A ACADEMIA AO LIVRE.
    Rafael Pereira
    021 87738095

  4. ? Moyses de Azevedo P. Filho disse:

    Gostaria de saber,informaçoes para compra de equipamentos.contato 21(78874875 )

  5. ? Hamilton Alexader Galdino disse:

    GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES PARA IMPLANTARMOS A ACADEMIA AO LIVRE EM TERESÓPOLIS. CONTATO 21 2743-1711 / 21 7232-7343.

    • Sou o engenheiro responsavel pelo projeto e proprietario da Mude Mobiliarios Urbanos Desportivos, empresa que implantou estas academias. Voce pode enviar um email ou entrar em contato pelos telefones 21-7936-0200 ou 7811-1010.